Pequenos programadores: contando histórias com BeeBots em Potsdam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 28 de agosto de 2025, a Biblioteca Principal de Potsdam convida as famílias para o evento “Contando Histórias com Bee-Bots”. É necessário registro gratuito.

Am 28.08.2025 lädt die Hauptbibliothek Potsdam Familien zur Veranstaltung "Geschichten erzählen mit Bee-Bots" ein. Kostenlose Anmeldung erforderlich.
Em 28 de agosto de 2025, a Biblioteca Principal de Potsdam convida as famílias para o evento “Contando Histórias com Bee-Bots”. É necessário registro gratuito.

Pequenos programadores: contando histórias com BeeBots em Potsdam!

Um evento emocionante para os pais e seus filhos acontecerá na biblioteca principal de Potsdam no dia 28 de agosto de 2025. Sob o título “Contando histórias com Bee-Bots”, as famílias são convidadas a explorar de forma divertida a programação dos robôs. O evento destina-se especificamente a crianças entre os 4 e os 6 anos e pretende dar-lhes um acesso inicial aos meios digitais. O foco aqui está em pequenos robôs programáveis, os chamados Bee-Bots. Um aspecto particularmente interessante: nenhum conhecimento prévio é necessário, então qualquer pessoa pode participar. O objetivo é criar histórias juntos e controlar os robôs, ao mesmo tempo em que as crianças aprendem de forma lúdica como funcionam as mídias digitais. Segundo Potsdam.de, a participação é gratuita, mas a inscrição prévia é obrigatória para todos os participantes, pais e avós.

Tais eventos são de grande importância porque não só despertam o interesse pela tecnologia, mas também promovem a literacia mediática das crianças. É importante que a educação mediática comece na primeira infância. A educação precoce para a mídia funciona como uma tarefa educacional em creches, onde as crianças aprendem a usar as inclinações e o potencial da mídia para si mesmas e, ao mesmo tempo, a lidar com elas de forma crítica. Um relatório de bpb.de afirma que muitas vezes há falta de implementação prática. Muitas das instituições estão atrasadas no que diz respeito à integração dos meios digitais na educação quotidiana. Uma razão para isto é o hábito de educação mediática de muitos educadores e os diferentes enfoques nos currículos.

Alfabetização mediática para os mais jovens

No nosso mundo digital, é mais importante do que nunca que as crianças sejam apresentadas à utilização correta dos meios de comunicação social nas creches. Aparentemente, apenas alguns meios de comunicação digitais são realmente utilizados ativamente pelas crianças na educação mediática na primeira infância. Segundo o estudo “miniKIM 2020”, apenas 5% das creches utilizam tablets no trabalho com os mais pequenos, enquanto os meios tradicionais como os leitores de CD ainda desempenham o papel principal. Isto mostra claramente que há uma grande necessidade de oportunidades de formação profissional para os educadores, a fim de serem capazes de integrar as competências mediáticas de forma mais eficaz.

As inscrições para o evento “Contando Histórias com Bee-Bots” já são possíveis. Vale a pena aproveitar a oportunidade para apresentar às crianças o emocionante mundo das mídias digitais. É uma oportunidade fantástica de combinar narrativa criativa com conhecimento técnico, estabelecendo as bases para um envolvimento reflexivo com a mídia. Tais eventos constituem um passo na direção certa para proporcionar aos jovens estudantes de hoje as competências de que necessitam para o futuro digital. Qualquer pessoa interessada pode encontrar uma primeira visão do evento em [trittfrei-potsdam.de](https://trittfrei-potsdam.de/ Veranstaltung/medienstart-projekte-erzaehlen-mit-bee-bots/).

Quellen: