Chefe criativo da arquitetura do pós-guerra: Hinrich Baller morre

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Hinrich Baller, o arquiteto definidor do período pós-guerra, morreu em 23 de julho de 2023. Ele deixa para trás um edifício notável em Potsdam e Berlim.

Hinrich Baller, der prägende Architekt der Nachkriegszeit, verstarb am 23. Juli 2023. Er hinterlässt ein bemerkenswertes Bauwerk in Potsdam und Berlin.
Hinrich Baller, o arquiteto definidor do período pós-guerra, morreu em 23 de julho de 2023. Ele deixa para trás um edifício notável em Potsdam e Berlim.

Chefe criativo da arquitetura do pós-guerra: Hinrich Baller morre

Hinrich Baller, um arquiteto idiossincrático do período pós-guerra, morreu em 23 de julho de 2023, aos 89 anos. Baller deixa um extenso legado na arquitetura, especialmente em Berlim e Potsdam, onde projetou muitos edifícios distintos, incluindo edifícios residenciais, centros comerciais e o Instituto Filosófico da Universidade Livre. Relatórios de Cultura alemã funk sublinham que Baller era conhecido por seu ceticismo em relação aos ângulos retos e preferia os orgânicos na arquitetura.

Uma faceta notável de sua carreira é sua estreita colaboração com sua ex-esposa, Inken Baller. O trabalho conjunto dos dois arquitetos foi homenageado com o Grande Prémio BDA, prémio que reconhece a abordagem de design independente e ecológico na habitação social Jornal de Berlim relatado.

Um aumento na arquitetura

Hinrich Baller nasceu em Stargard, Pomerânia, em 1936 e estudou arquitetura e música na Universidade Técnica de Charlottenburg, Berlim. Seu primeiro edifício realizado foi um edifício residencial em Hinwil, Suíça, construído em 1966 e cercado por uma vegetação exuberante. Com seu telhado arredondado e inclinado sobre um edifício de concreto, Baller é um exemplo por sua linguagem arquitetônica inovadora e idiossincrática.

De 1967 a 1989, o casal de arquitetos Baller administrou um escritório conjunto em Berlim. Apesar do divórcio alguns anos após a fundação da empresa, eles permaneceram próximos na arquitetura. Na década de 2020, seu trabalho foi novamente reconhecido, mostrando que sua contribuição para a arquitetura não foi esquecida. O júri do conceituado prémio BDA também considerou que a influência de Hinrich e Inken Baller é inconfundível e que os seus trabalhos ainda são considerados “publicações marginais exóticas” na literatura especializada.

Arquitetura pós-guerra

O estilo de Baller é um excelente exemplo do modernismo do pós-guerra, termo cunhado na década de 1990 para classificar a arquitetura desse período. Esta época apresenta referências significativas ao modernismo clássico e internacional e é caracterizada por tendências interessantes que foram influenciadas pela cena arquitetónica da República Federal da Alemanha e da RDA. Especialmente na década de 1960, a arquitetura foi caracterizada por paredes cortina e materiais inovadores. Os edifícios de Baller dão destaques que testemunham o planejamento social e ambientalmente consciente que também pode ser encontrado em muitos conceitos urbanos modernos, como nas informações sobre Wikipédia descrito.

Seu legado, polêmico entre muitos, será lembrado em Berlim. Não faltaram discussões na cidade sobre suas polêmicas estruturas, que eram amadas e odiadas. Isso torna óbvio o impacto da visão e criatividade de Baller na paisagem urbana.