Novo prédio da Clínica Bergmann: Qual local é o melhor?
Potsdam está discutindo a nova construção da Clínica Ernst von Bergmann. Candidatos a prefeito se manifestam. Eleição em 21 de setembro de 2025.

Novo prédio da Clínica Bergmann: Qual local é o melhor?
O que está acontecendo em Potsdam? A cidade enfrenta um problema explosivo: a Clínica Ernst von Bergmann (EvB) necessita urgentemente de um novo edifício ou de uma renovação abrangente. Nos últimos meses, as deficiências na infraestrutura hospitalar tornaram-se particularmente visíveis durante a pandemia corona. Essas deficiências levaram até a surtos de doenças e contribuíram para a morte de pacientes. Isto não só tem consequências dramáticas para as pessoas afectadas, mas também coloca grandes desafios para os políticos. O Maz Online relata que A ministra da Saúde, Britta Müller (SPD), deixou claro que o Estado não poderia fornecer recursos financeiros para um novo prédio. Contudo, investimentos de várias centenas de milhões de euros são inevitáveis.
Para esclarecer o futuro da clínica, uma comissão encomendou um estudo de viabilidade que examinou várias opções de localização para um novo edifício. De acordo com informações de Saúde EvB O novo edifício poderia ser realizado em Kirchsteigfeld ou Krampnitz, entre outros locais. Embora Kirchsteigfeld seja propriedade privada e existam planos para distritos residenciais e comerciais, existem preocupações sobre a acessibilidade e a situação do tráfego na localidade de Krampnitz. Além disso, manter a localização da clínica no centro da cidade seria uma opção possível, mas dispendiosa. O desembolso financeiro para isso seria de cerca de 1,7 mil milhões de euros.
Candidatos em foco
Nas próximas eleições para prefeito de Potsdam, que acontecerão em 21 de setembro de 2025, os sete candidatos apresentarão suas opiniões sobre a questão da localização do EvB. Severin Fischer (SPD) apela a uma consideração cuidadosa da acessibilidade e da viabilidade futura. Clemens Viehrig (CDU) quer manter os cuidados hospitalares no centro da cidade e é a favor da utilização da localização no centro da cidade. Para Dirk Harder, da esquerda, a localização atual seria a preferida porque garante fácil acessibilidade para todos. Chaled-Uwe Said (AfD) também critica as ações do conselho municipal e pede que o orçamento seja reestruturado antes que seja tomada uma decisão sobre novas construções. Michael Reichert (BVB/FW) também apoia a localização no centro da cidade, enquanto Alexander D. Wietschel do partido “The Party” acha que uma localização na água faz sentido para integrar o tráfego de barcos. Noosha Aubel, requerente individual, vê melhor o novo edifício numa localização central, mas a viabilidade financeira deve ser dada prioridade.
O estudo de viabilidade, que foi aprovado pelo comitê principal da capital do estado, Potsdam, em 2021, está se mostrando uma base importante para as decisões relativas à clínica. O workshop de dois dias, concebido para fornecer aos decisores políticos informações abrangentes sobre os resultados do estudo, terá lugar hoje e amanhã. Participam também membros do conselho fiscal, da direção da clínica e especialistas em planejamento de infraestrutura e construção. O objetivo desta consulta é mostrar as necessidades de investimento necessárias e as possíveis soluções, que, no entanto, não podem ser suportadas apenas pela cidade, segundo o porta-voz da administração do hospital, Hans-Ulrich Schmidt.
As próximas decisões têm enormes consequências para os cuidados de saúde em Potsdam. Embora a cidade espere uma boa ajuda dos responsáveis, resta saber que medidas específicas podem ser tomadas. Tendo em conta os consideráveis montantes de investimento que a cidade e o estado terão de fazer, também será importante como o financiamento poderá ser regulamentado.