Potsdam define sinais de paz: a árvore de ginkgo lembra Hiroshima
Potsdam define sinais de paz: a árvore de ginkgo lembra Hiroshima
Em 8 de julho de 2025, uma comemoração significativa foi comemorada em Potsdam, que lembra o devastador atentado atômico em Hiroshima e Nagasaki. Neste dia internacional de bandeira de prefeitos para paz , a bandeira do movimento foi enforcada em frente à prefeitura. Esse símbolo de esperança foi levantado em parceria com o Hiroshima-Platz-Verein e o fórum inter-religioso Potsdam. O prefeito Burkhard Exner participou da cerimônia e falou sobre a importância da memória das vítimas da violência nuclear e da busca de um futuro sem armas nucleares.Como parte das celebrações, uma árvore especial de Ginkgo foi plantada em Goetheplatz. A árvore vem de uma planta mãe que sobreviveu à explosão em Hiroshima em 1945. Esse plantio simbólico ocorreu por ocasião do 80º aniversário do bombardeio atômico e da libertação da Alemanha do fascismo e do fim da Segunda Guerra Mundial. Durante o plantio solene, Brigitte Meier, o deputado da capital do estado, Potsdam, entregou a primeira gota de água para dar vida à árvore de Ginkgo. Um crachá na árvore lembra a necessidade de lutar por um mundo sem armas nucleares.
Uma rede forte para a paz
O movimento prefeitos pela paz foi lançado em 1982 pela então prefeita de Hiroshima, Takihi Araki e, desde que se desenvolveu em uma rede internacional. Hoje, a organização tem mais de 8.480 membros de 166 países, incluindo cerca de 900 cidades apenas na Alemanha. Exner enfatizou que mais de 600 cidades da República Federal participarão do dia da bandeira deste ano e, portanto, trabalharão juntos para a paz.
Schirin Wiesand, diretor administrativo do fórum inter -religioso, também comentou e pediu a abolição completa de todas as armas nucleares em todo o mundo. Seu compromisso ilustra o objetivo comum de transferir os ensinamentos do passado do passado para um futuro mais pacífico. O evento memorial continuará no dia 25 de julho às 17h45. No Hiroshima-Nagasaki-Platz, em Potsdam, lembrar-se do dia em que o presidente dos EUA, Truman, comandava a larga as bombas atômicas na época.
Perspectivas internacionais e as vozes dos sobreviventes
O prefeito de Hiroshima, Matsui Kazumi, que recentemente fez uma declaração de paz durante a comemoração em 6 de agosto, também fez uma importante contribuição para a discussão sobre o desarmamento atômico. Ele apelou aos líderes dos poderes nucleares para visitar Hiroshima e Nagasaki para entender a realidade do sofrimento que essa terrível guerra causou. Matsui, mesmo inscrito como Hibakusha (sobrevivente das bombas atômicas), mostra que a vida útil média do Hibakusha agora tem mais de 85 anos e muitos sofrem com as consequências a longo prazo da radiação.
Em vista das atuais ameaças nucleares, ele pede um afastamento da dissuasão nuclear e defende uma sociedade que promove a cultura da paz por meio de atividades culturais. A cúpula do G7 em Hiroshima, onde o poderoso do mundo mostrou sua solidariedade com o movimento da paz, destaca o luta global por um mundo sem armas nucleares.Com este evento memorial em Potsdam, não é apenas o pensamento passado, mas também um forte sinal para um futuro mais pacífico e seguro. Toda árvore plantada não é apenas um sinal de comemoração, mas também um símbolo de esperança de que a humanidade trabalhe em direção à coexistência pacífica e para fortalecer a confiança no diálogo.
Details | |
---|---|
Ort | Potsdam, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)