Proteja a floresta tropical: a exposição em Potsdam mostra soluções sustentáveis!
Proteja a floresta tropical: a exposição em Potsdam mostra soluções sustentáveis!
Potsdam, Deutschland - As florestas tropicais enfrentam um enorme desafio: o desmatamento e as mudanças climáticas estão aumentando fortemente esse importante espaço de vida. Uma média de 200.000 quilômetros quadrados de floresta tropical desaparece anualmente - isso corresponde a grande parte da biodiversidade da Terra. Essas florestas não são apenas de grande importância para seus respectivos países, mas também para o clima global, pois absorvem os gases de efeito estufa e atuam como importante armazenamento de carbono. Estudos anteriores geralmente tratam apenas do tamanho das áreas interpretadas, enquanto os cientistas de Leipzig examinaram extensivamente as consequências tardias dessa clareira e esclarecem que, por exemplo, um nono de todas as emissões de carbono causadas pelo homem se deve ao desmatamento da floresta tropical. A importância de proteger esses ecossistemas não deve, portanto, ser subestimada.
Mas o que torna essas florestas tropicais tão indispensáveis? Eles fazem parte de um ciclo natural. As plantas mortas são rapidamente decompostas e os nutrientes voltam ao chão. Não há lixo na natureza, tudo tem seu lugar. Foi precisamente essa idéia que também foi adotada pelo projeto "da floresta tropical à lixeira residual", que é apresentada em Potsdam. O Biosfera Potsdam está comprometido com a proteção e sustentabilidade ambiental e mostra como a economia circular moderna contribui para proteger os recursos e a reciclagem efetivamente.
Uma olhada nos dados
As florestas tropicais tropicais, que levam cerca de 6% da superfície da Terra, podem ser encontradas em mais de 70 países. A distribuição no Brasil, Zaire e Indonésia é particularmente concisa, onde estão juntos mais de 50% dessas florestas. Essas regiões são caracterizadas por altas temperaturas entre 23 e 27 graus Celsius e oferecem biodiversidade excepcional com cerca de 80% de todas as espécies animais. Sua vegetação, que consiste em árvores de decíduas sempre verdes, cria numerosos nichos ecológicos. Aqui está uma visão geral das ações das florestas tropicais de acordo com os países:
A alta umidade nessas florestas, que geralmente raramente é inferior a 95%, e a precipitação de mais de 2000 milímetros por ano, produz florestas tropicais particularmente dinâmicas ecossistemas. Mas essas enormes forças naturais são feridas e a proteção desses recursos valiosos não é apenas importante para o local, mas também para o clima global. Quando o desmatamento, o carbono armazenado rapidamente entra na atmosfera, o que alimenta ainda mais as mudanças climáticas.
Para onde ir com o lixo?
Um aspecto importante da discussão atual sobre a conscientização ambiental é a questão da gestão de resíduos. A exposição em Potsdam mostra como todos podem contribuir para a limpeza do mundo. A economia circular se vê como uma maneira de minimizar a influência do desmatamento e desperdício no meio ambiente. Ao selecionar, tratar e reutilizar cuidadosamente os recursos, uma solução sustentável pode ser criada.
Finalmente, pode -se dizer que a proteção das florestas tropicais e a promoção de práticas sustentáveis precisam andar de mãos dadas. Somente juntos, podemos encontrar os desafios do desmatamento e das mudanças climáticas e garantir um futuro habitável para as gerações futuras. Os Relatórios da Agência Federal do Meio Ambiente e estudos adicionais sobre os efeitos desse desmoutramento fornecem informações importantes para entender e enfrentar melhor esses desafios.Details | |
---|---|
Ort | Potsdam, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)