Escândalo sobre KFC: Escandalosa criação de animais nas instalações de engorda de Brandemburgo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Organização de direitos dos animais revela queixas em instalações avícolas em Prignitz, KFC tira conclusões. As investigações estão em andamento.

Tierrechtsorganisation enthüllt Missstände in Geflügelmastanlagen in Prignitz, KFC zieht Konsequenzen. Ermittlungen laufen.
Organização de direitos dos animais revela queixas em instalações avícolas em Prignitz, KFC tira conclusões. As investigações estão em andamento.

Escândalo sobre KFC: Escandalosa criação de animais nas instalações de engorda de Brandemburgo!

Numa revelação chocante, a organização de direitos dos animais “Aninova” documentou graves abusos em várias instalações de avicultura em Brandemburgo. Entre as empresas está uma instalação no distrito de Prignitz que recentemente foi alvo de críticas. As gravações mostram cenas deprimentes, incluindo animais mortos e doentes, além de condições anti-higiênicas nos estábulos, o que está causando agitação em todo o país. O Nordkurier relata que essas empresas atuaram como fornecedoras da popular rede de fast food Kentucky Fried Chicken (KFC).

O Ministério Público de Frankfurt (Oder) iniciou agora investigações sobre possíveis violações da Lei do Bem-Estar Animal. Um porta-voz confirmou que as análises começaram em 2 de outubro de 2025, depois que Aninova forneceu imagens detalhadas dos abusos. Estas fotos mostram, entre outras coisas, estábulos superlotados e tratamento escandaloso dos animais, que foram empurrados à força para caixas de transporte quando foram retirados dos estábulos. Também aqui, Tagesschau aponta as condições devastadoras.

Necessidade urgente de ação

As queixas destacadas levaram três empresas, incluindo a fábrica em Mollnitz, a serem temporariamente excluídas das entregas. Duas destas empresas já tomaram medidas e foram reabilitadas para a Iniciativa de Bem-Estar Animal. No entanto, continua a ser um problema grave que tais instalações continuem a produzir carne para a KFC, apesar das deficiências identificadas, tais como a falta de sistemas de bebida e condições insalubres.

As denúncias incluem não apenas cuidados inadequados e condições insalubres, mas também defeitos estruturais e falta de espaço para os animais. A Aninova apresentou acusações criminais neste contexto e o Ministério Público de Neuruppin está a examinar as provas enquanto a investigação prossegue. O Nordkurier relata que a Iniciativa de Bem-Estar Animal insiste que essas queixas são exceções. Patrick Klein, representante da iniciativa, enfatizou que a taxa de reprovação nas auditorias é de apenas 0,78 por cento.

Reações e perspectivas

A KFC reagiu imediatamente a estas revelações e excluiu as empresas afetadas da sua cadeia de abastecimento. A empresa disse que realizará auditorias adicionais em seus fornecedores de aves para garantir que os padrões de qualidade e de criação de animais sejam atendidos. A KFC possui mais de 200 restaurantes na Alemanha e gostaria de continuar a manter a liderança de mercado no segmento de fast food.

Jan Pfeifer, da Aninova, expressou a esperança de que estes incidentes também incentivem outros agricultores a prestar atenção ao cumprimento da Lei do Bem-Estar Animal e apela a mais condenações legais por tais violações. Estes incidentes destacam os actuais desafios na criação de animais e a necessidade de controlos mais rigorosos.

A questão da criação e do bem-estar animal continuará a ser muito importante no futuro, especialmente no que diz respeito à qualidade dos alimentos servidos nas nossas cadeias de fast food. Esperamos que sejam tomadas as medidas necessárias para provocar mudanças fundamentais.