WDM Deutenberg: Wolfshagen planeja expansão no mercado europeu!
A WDM Deutenberg em Wolfshagen está a planear a expansão europeia e a lutar contra a escassez de trabalhadores qualificados. O Administrador Distrital Müller visita a fábrica.

WDM Deutenberg: Wolfshagen planeja expansão no mercado europeu!
Em Wolfshagen, a empresa WDM Deutenberg ganhou recentemente as manchetes. Com um processamento anual de 22.000 toneladas de aço e uma força de trabalho de cerca de 100 funcionários na unidade de Wolfshagen, a empresa está a entrar numa nova dimensão no mercado europeu. Não só o local é seguro, como também estão a ser tomadas medidas activas para enfrentar os desafios da escassez de competências. No dia 10 de julho, o Administrador Distrital Christian Müller (SPD) visitou a fábrica para conhecer pessoalmente as condições e desafios ali existentes, como a procura de um sucessor na empresa e a atual escassez de pessoal.
A WDM Deutenberg, com sede em Wolfshagen, emprega um total de 275 pessoas em três locais em Wolfshagen, Ense e Leisnig. A empresa é líder no fornecimento de soluções individuais de malha de arame na Europa, que são utilizadas na pecuária, na logística de armazéns e na indústria alimentícia. Os processos de produção são extensos e incluem etapas de trabalho mecânico e manual, com investimentos contínuos em tecnologia modernizada planejada para aumentar ainda mais a eficiência.
Escassez de competências em foco
Os desafios na aquisição de trabalhadores qualificados não devem ser subestimados. As ligações de transporte e a situação dos transportes públicos dificultam à WDM Deutenberg atrair funcionários urgentemente necessários. O Administrador Distrital Müller enfatiza a necessidade de melhorar a situação dos transportes públicos na região de Prignitz, a fim de tornar o local mais atraente para trabalhadores qualificados. Este problema não se limita apenas a Wolfshagen, mas afecta todo o país. De acordo com isso Monitoramento de trabalhadores qualificados BMAS O mercado de trabalho caracteriza-se por vários estrangulamentos, que podem ser ainda agravados pelas alterações demográficas e pelas situações geopolíticas. Estima-se que a força de trabalho continuará a diminuir nos próximos anos, apesar dos esforços de imigração e de uma maior propensão para o trabalho.
É dada especial atenção aos jovens talentos. A WDM Deutenberg tem atualmente três estagiários na empresa e mais três estão planejados para o outono. Estas iniciativas são cruciais tendo em conta que cerca de 618 mil pessoas sem qualificações entrarão no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, enquanto apenas 396 mil vagas de assistente estarão disponíveis. Aqui, a empresa é obrigada a abordar o abandono escolar e especialmente as pessoas de nacionalidade estrangeira e a integrá-las através de medidas de formação específicas.
Compromisso da UE no combate à escassez de trabalhadores qualificados
A nível europeu, as alterações demográficas também são levadas muito a sério. O A Comissão Europeia iniciou um novo mecanismo para promover talentos para gerir a transição demográfica. O objetivo é apoiar as regiões na formação e retenção de trabalhadores qualificados. A Vice-Presidente Dubravka Šuica sublinhou que, sem medidas eficazes, a competitividade da UE estaria em risco.
Além disso, o consumo privado das famílias é visto como o principal motor do crescimento económico. As tecnologias que apoiam a mudança estrutural através da digitalização e da descarbonização são essenciais neste contexto. Os próximos desafios continuarão, portanto, a ser o foco para fortalecer a economia de forma sustentável.
Para garantir as perspectivas de empresas como a WDM Deutenberg, continua a ser necessário não só investir em estagiários, mas também melhorar as condições gerais no local. O próximoDia de Brandemburgo em Perleberg(12 a 14 de setembro) proporcionará uma plataforma para mostrar inovações e presença no mercado e promover o diálogo sobre os desafios do setor qualificado.