Wittenberge em movimento: Novos projetos estão transformando o centro da cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Wittenberge está a utilizar financiamento para promover a melhoria do centro da cidade: projetos, participação dos cidadãos e reformulações criativas.

Wittenberge treibt mit Fördermitteln die Aufwertung der Innenstadt voran: Projekte, Bürgerbeteiligung und kreative Umgestaltungen.
Wittenberge está a utilizar financiamento para promover a melhoria do centro da cidade: projetos, participação dos cidadãos e reformulações criativas.

Wittenberge em movimento: Novos projetos estão transformando o centro da cidade!

Muita coisa está acontecendo em Wittenberge! As ligações de transporte melhoraram muito graças à modernização da Bahnstrasse, e o programa de financiamento “Cidades e Centros Sustentáveis” (ZIZ), em particular, está a proporcionar uma lufada de ar fresco. Correio do Norte relata que a cidade beneficia deste programa desde setembro de 2022. Nos últimos anos, vários projetos foram implementados para melhorar o centro da cidade e torná-lo mais atrativo para cidadãos e visitantes.

Até agosto de 2023, um total de 963.000 euros foram canalizados para a implementação de 28 projetos individuais através do programa ZIZ. A cidade de Wittenberge contribuiu com cerca de 100.000 euros como contribuição própria. Um dos projetos de destaque foi o projeto de arte “Arte Urbana”, no qual seis fachadas no centro da cidade foram projetadas de forma criativa em 2023. Entre outras coisas, dificilmente se pode ignorar as inovações artísticas na Lenzener Straße e na Rathausstraße.

Novos impulsos e ações

Outro passo na direção certa é o concurso de vagas realizado recentemente, lançado em 2023/24. O objetivo é encontrar novos inquilinos para quatro espaços comerciais vagos. Como parte desta mudança, Masha Lofft, da “Galerie am Stern” na Bahnstraße 88, mostra como você pode combinar arte local e atividades participativas.

Na preparação para o State Garden Show de 2027, os residentes de Wittenberg também podem esperar uma decoração floral especial: serão criadas cerca de 5.000 rosas que os próprios visitantes poderão desenhar. Algo também está acontecendo em termos de equipamentos no centro da cidade: novos bancos, equipamentos lúdicos, bem como bicicletários e estações de carregamento para e-bikes foram instalados para melhorar a qualidade da estadia.

Existem agora dois bancos quadrados montados em torno de plátanos na Paul-Lincke-Platz. Há também elementos de saltos hemisféricos junto ao salão de cultura e festivais, bem como um jogo de “memória”, que agora convida à interação em frente à antiga loja de departamentos e à futura biblioteca. Se quiser algo um pouco mais fácil, você pode experimentar o jogo “Tic Tac Toe” na “mesa da Martha”.

Participação cidadã e abordagens de planejamento

A participação dos cidadãos também foi reforçada no âmbito do programa ZIZ. Os Wittenbergers puderam contribuir com as suas ideias para novos equipamentos lúdicos e o chamado “Neue Mitte” através do “Anrog.Bar”. Este projeto central visa transformar as áreas ao redor da Paul-Lincke-Platz, da praça do mercado e da Bahnhofstrasse e Rathausstrasse no novo centro da cidade. Em Fevereiro de 2023, os primeiros projectos foram apresentados por três gabinetes de planeamento - para deleite dos cidadãos empenhados e do Presidente da Câmara Oliver Hermann, que elogiou o grande interesse.

O programa ZIZ, apoiado pelo Ministério Federal da Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção, faz parte de uma iniciativa mais ampla para enfrentar a mudança estrutural nos centros das cidades, que foi acelerada pelo comércio online e pelos desafios da pandemia corona. O governo federal disponibiliza até 250 milhões de euros de 2022 a 2025 para promover o desenvolvimento de centros atrativos e sustentáveis. É dada especial atenção à criação de ofertas multifuncionais nos centros das cidades que combinem aspectos sociais, profissionais e culturais ( Programa do centro ).

No geral, é claro: Wittenberge está a tornar-se num lugar onde viver, trabalhar e viver andam de mãos dadas - e com uma abordagem criativa que coloca sempre os cidadãos no centro.