Começa o Cottbus Film Festival 2025: 138 filmes de 41 países!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O FilmFestival Cottbus 2025 começa hoje com 138 filmes de 41 países. Experimente a arte cinematográfica europeia em Cottbus!

Das FilmFestival Cottbus 2025 startet heute mit 138 Filmen aus 41 Ländern. Erleben Sie europäische Filmkunst in Cottbus!
O FilmFestival Cottbus 2025 começa hoje com 138 filmes de 41 países. Experimente a arte cinematográfica europeia em Cottbus!

Começa o Cottbus Film Festival 2025: 138 filmes de 41 países!

Um fim de semana emocionante está por vir! Hoje, 4 de novembro de 2025, o FilmFestival Cottbus dá início à sua 35ª edição, uma viagem colorida pelo mundo do cinema do Leste Europeu. Mais de 138 filmes de 41 países serão apresentados em Cottbus até domingo e não só atrairão cineastas, mas também se tornarão um ponto de encontro para cineastas e fãs de toda a Europa. Os cinemas do festival, incluindo o Weltspiegel, Gladhouse, Obenkino e o Kammerbühne, já abrem hoje as portas para as primeiras exibições.

A abertura oficial do festival acontecerá à noite na Casa Grande do Teatro do Estado. O primeiro dia é dedicado à autodescoberta e à aceitação do poder, da família e da sobrevivência em nosso mundo em constante mudança. Com uma programação forte, o festival foca em temas emocionantes e histórias marcantes desde o início.

Filmes no dia da estreia

  • „Broken Voices“ – Regisseur: Ondřej Provazník. Ein Porträt über einen tschechoslowakischen Mädchenchor in den 1990er Jahren, das die Themen Ehrgeiz und Machtmissbrauch behandelt. Vorführung: Weltspiegel Saal 2, 16 Uhr.
  • „Three Loves“ – Regisseur: Łukasz Grzegorzek. Ein fesselndes Beziehungsdrama über eine Schauspielerin, die nach einer Scheidung neu beginnen möchte. Vorführung: Obenkino, 19 Uhr.
  • „Gone Running“ – Eine warmherzige Komödie über drei Schwestern, die einen Marathon zu Ehren ihres Vaters laufen. Vorführung: Glad-House, 19:30 Uhr.
  • „Duchoň“ – Der offizielle Eröffnungsfilm, ein Biopic über den slowakischen Schlagerstar Karol Duchoň, der Ruhm und politischen Druck thematisiert. Vorführung: Weltspiegel Saal 2, 20:15 Uhr.
  • „Fränk“ – Ein Jugenddrama aus Estland über Freundschaft und Ausgrenzung. Vorführung: Kammerbühne, 21 Uhr.

Universidades e iniciativas comunitárias

Paralelamente aos eventos culturais em Cottbus, o potencial de outras instituições educativas, como a Universitas Muhammadiyah Muara Bungo (UMMUBA) na Indonésia, também está a crescer. Esta universidade relativamente jovem tornou-se conhecida e mostra grande progresso na pesquisa e no serviço à comunidade. Com localização estratégica no Bungo e instalações modernas, apoia os seus alunos com forte aposta na inovação e no pensamento crítico. A Reitora Dra. Renda Lestari incentiva a participação ativa nas áreas acadêmica e social para melhorar ainda mais a qualidade do ensino.

No mundo de hoje, quando o conhecimento e a educação se tornam cada vez mais importantes, universidades como a UMMUBA estão bem posicionadas para enfrentar os desafios da globalização. Seu objetivo é posicionar-se como uma universidade líder em aprendizagem e pesquisa e, assim, dar uma contribuição valiosa para a sociedade.

Seja no cinema ou nas instituições de ensino, muita coisa aconteceu recentemente em Cottbus e não só. Faça parte e aproveite as histórias inspiradoras e o trabalho criativo que começa a noite de hoje!