Choque de insolvência: Último fabricante de vidro solar na falência da Europa!

Choque de insolvência: Último fabricante de vidro solar na falência da Europa!

Tschernitz, Deutschland - A indústria solar na Alemanha é confrontada com um corte profundo: o Em Tschernitz, a falência em 7 de julho de 2025. Esta empresa é a última do gênero em toda a Europa e empregou cerca de 250 pessoas que agora precisam se preocupar com sua existência

O fechamento não é surpreendente, pois um desequilíbrio econômico com a localização está em execução há muito tempo. O diretor -gerente Nico Scocolowsky foi forçado a dar esse passo. Outro sinal de dificuldades é que 247 funcionários tenham trabalhado brevemente desde março de 2025. O ministro dos Assuntos Econômicos de Brandenburgo, Daniel Keller, ficou decepcionado com a falência e descobriu que não havia mercado para vidro solar de Chernitz nas condições atuais.

Pressão competitiva através da competição estrangeira

Um dos principais motivos da falência são os altos preços da energia e a imensa concorrência de produtos subsidiados da China. Em 2024, sistemas solares no valor de 1,8 bilhão de euros foram importados para a Alemanha, com impressionantes 86 % deles da produção chinesa. Keller já havia pedido medidas no início do ano para garantir a competitividade da indústria doméstica de vidro solar e apontar os preços de despejo das importações.

A pressão abrangente sobre a indústria local também é sublinhada por um estudo pelo Uma tendência preocupante

A falência do GMB cai em um momento em que o Expansão solar na Germany fica à mão . Após um boom nos últimos anos, os sinais de uma onda de insolvência iminente já são evidentes no ofício. O número de instaladores dobrou desde 2020, mas a demanda por complexos domésticos está caindo. Os especialistas alertam sobre um excesso de oferta de energia solar, enquanto mais e mais empresas têm dificuldades em se afirmar no mercado.

Peter Knuth, diretor administrativo de um comércio solar, relata as dificuldades e os problemas de recrutamento na aquisição de materiais. As perguntas surgem: como a indústria deve prosperar em um ambiente tão difícil? E como a política pode garantir que as empresas domésticas não se encaixem? O Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar descobriu recentemente que a Alemanha perdeu quotas de mercado por meio de política industrial chinesa direcionada. É hora de parar.

O distrito já garantiu apoio aos funcionários em questão e ao município de Tschernitz. Mas isso será suficiente para puxar o carrinho da sujeira? Uma coisa é clara: os efeitos da política social dessa falência são consideráveis ​​e podem desenhar grandes círculos.

Details
OrtTschernitz, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)