AfD sob críticas: viagem à Rússia e escândalos internos causam alvoroço
Descubra os desenvolvimentos atuais sobre a AfD, as suas viagens à Rússia e os desafios no contexto do extremismo de direita na Alemanha.

AfD sob críticas: viagem à Rússia e escândalos internos causam alvoroço
As coisas estão realmente borbulhando na AfD novamente! Um plano recente de viajar à Rússia para participar numa conferência dos Brics sobre o Mar Negro está a causar grande agitação. Membros do Bundestag como Steffen Kotré e Rainer Rothfuß, o líder estadual saxão da AfD, Jörg Urban, e o deputado europeu Hans Neuhoff deveriam estar presentes. Mas a CSU, liderada pelo secretário-geral Martin Huber, ataca e fala em “traição”. Ele até descreve a AfD como uma “fantoche” de Moscovo. A União vê o partido como um risco para a Alemanha e apela a revisões completas, possivelmente até à proibição do partido, para pôr fim à influência da AfD. Como relata a n-tv, uma reunião com o ex-presidente russo Dmitri Medvedev foi inicialmente considerada, mas fracassou após críticas públicas.
Um objectivo central desta viagem é manter abertos os canais de comunicação com a Rússia, comparáveis aos contactos com os republicanos dos EUA. A ideia tem certamente o seu apelo, mas muitos vêem-na como uma abordagem irresponsável a um país que viola as normas jurídicas internacionais, de acordo com vozes críticas. A AfD é conhecida do público pelos seus laços estreitos com a Rússia e com o regime de Vladimir Putin, que está a travar uma guerra contra a Ucrânia que viola o direito internacional.
Drama na festa
E essa não é a única controvérsia que assola a AfD. O membro do Bundestag, Arne Raue, está sob processo disciplinar depois de ter feito graves acusações contra uma pastora de que ela estava a encobrir crimes cometidos por refugiados. Além disso, as imunidades dos deputados Raimond Scheirich e Andreas Jurca foram levantadas porque estão a ser investigados por quebra de confiança e fraude. Estes desenvolvimentos lançam uma luz distorcida sobre o partido, que de qualquer forma não se cobriu de glória.
Em Baden-Württemberg, a AfD teve mesmo de cancelar o seu planeado “festival da juventude” depois de os donos de restaurantes tomarem conhecimento do evento e retirarem a sua participação. E na Renânia do Norte-Vestefália também existe uma facção fragmentada: várias novas associações da AfD dissolveram-se após um curto período de tempo ou colapsaram em disputas.
No entanto, o partido parece estar em mudança em algumas partes das suas estruturas. A AfD apresentou um pedido ao parlamento estadual de Estugarda para obter acesso a um túnel que liga a biblioteca do parlamento estadual à Câmara dos Representantes. Isto pode ser visto como uma medida para melhorar a comunicação interna depois de os regulamentos de segurança terem sido reforçados na sequência de um incidente em que um deputado da AfD foi apanhado a entrar no parlamento estadual com uma faca de caça e munições.
Percepção social
À medida que a AfD se dirige para uma tempestade de resistência política e social, surge a questão: Como irá este desenvolvimento afectar o cenário político na Alemanha? Existem alguns indícios de que não só permanecerá turbulento, mas também poderá tornar-se mais intenso.