Uma recepção calorosa: a celebração da naturalização em Teltow-Fläming inspira!
No dia 29 de outubro de 2025, 21 novos cidadãos em Teltow-Fläming celebraram a sua naturalização com a apresentação de certificados e um discurso de boas-vindas.

Uma recepção calorosa: a celebração da naturalização em Teltow-Fläming inspira!
Na quarta-feira, 29 de outubro de 2025, 21 novos cidadãos do distrito de Teltow-Fläming viveram um momento inesquecível na sala de reuniões do conselho distrital. Pouco antes das 2h, os participantes foram nomeados cidadãos alemães em uma cerimônia solene. A emocionante cerimónia de naturalização durou cerca de uma hora e decorreu num ambiente acolhedor em que os novos cidadãos receberam os seus certificados de naturalização.
O vereador Dietlind Biesterfeld cumprimentou os presentes com um caloroso discurso de boas-vindas e acompanhou as celebrações, que incluíram o compromisso com a ordem básica democrática livre na Alemanha. Após o ato cerimonial, os novos cidadãos receberam certificados em mãos e saíram orgulhosamente do salão, prontos para iniciar sua nova fase de vida como alemães. Entre eles estava a família Stojanovic, da Sérvia, que vive em Blankenfelde-Mahlow há onze anos. A família mudou-se para a Alemanha devido à situação política no seu país de origem e vê a naturalização como um passo importante para o futuro.
Naturalização e seu significado
A naturalização não confere apenas a cidadania alemã, mas também direitos civis iguais. Com esta cidadania, os novos cidadãos podem votar nas eleições e desfrutar da liberdade de circulação dentro da UE e de viajar sem visto para muitos países. Estes aspectos contribuem decisivamente para a integração e participação na vida social. A naturalização torna-se efetiva mediante a entrega do certificado de naturalização, que é aprovado pela autoridade responsável do local de residência do requerente, conforme explica [teltow-flaeming.de](https://www.teltow-flaeming.de/was-erledige-ich-wo/dienste/details/einbuergerung%20und%20einbuergerungs Feier).
Para a naturalização, devem ser cumpridos determinados requisitos, incluindo uma estadia mínima de cinco anos na Alemanha, conhecimentos suficientes de alemão e garantir a subsistência sem receber benefícios públicos. O processo de naturalização pode ser demorado: em média, um requerente precisa de pelo menos um ano, e muitas vezes mais, para recolher todos os documentos e provas necessários. Estes obstáculos estão a ser cada vez mais ultrapassados em Teltow-Fläming. Até ao final de Outubro de 2025, tinham sido naturalizadas um total de 357 pessoas, o que representa um aumento face aos anos anteriores.
O aumento nos números de naturalização
O número de naturalizações no distrito deve-se em particular aos refugiados de 2015 que agora cumprem os requisitos legais para a naturalização. No entanto, o regulamento para a naturalização acelerada após três anos de residência foi abolido pelo atual governo, o que quase não foi utilizado em Teltow-Fläming. A família Stojanovic decidiu pela cidadania alemã quando a sua filha Andrea começou a estudar Direito. Na sua opinião, o passaporte alemão amplia as suas opções de viagem, especialmente para visitas à Sérvia. Apesar da nova identidade, as raízes sérvias continuam a ser uma parte essencial da vida e da história de Andrea.
As cerimônias de naturalização continuam todos os meses, com a próxima data já em 12 de novembro de 2025, conforme anunciado em [teltow-flaeming.de](https://www.teltow-flaeming.de/was-erledige-ich-wo/dienste/details/einbuergerung%20und%20einbuergerungs Feier). Um passo claro que mostra a importância da integração e da criação de uma sociedade comum na Alemanha. Resta saber como evoluirá o número de naturalizações nos próximos anos, mas o caminho foi pavimentado para muitos novos cidadãos.