Mostre solidariedade: desfile Straight Against Hate” pelos direitos queer!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O desfile “Straight Against Hate” acontecerá em Berlim no dia 19 de julho para mostrar solidariedade aos direitos queer.

Am 19. Juli findet die „Straight Against Hate“-Parade in Berlin statt, um Solidarität mit queeren Rechten zu zeigen.
O desfile “Straight Against Hate” acontecerá em Berlim no dia 19 de julho para mostrar solidariedade aos direitos queer.

Mostre solidariedade: desfile Straight Against Hate” pelos direitos queer!

Os preparativos para o desfile “Straight Against Hate” no próximo sábado, 19 de julho, estão a todo vapor. A aliança de ação Summer of Queerfulness está organizando este evento especial, que é voltado especificamente para aliados heterossexuais cis-gênero. Como Coluna da Vitória relatado, a mensagem é clara: a solidariedade precisa de visibilidade, especialmente em tempos de mudança para a direita na nossa sociedade.

As organizadoras Cornelia Fleck e Nathalie Krüger enfatizam que é hora de as pessoas heterossexuais assumirem uma posição ativa e mostrarem a sua solidariedade com a comunidade queer. Muitas pessoas cis heterossexuais hesitam em se expressar com clareza. O desfile pretende enviar um sinal de que este grupo também está pronto para lutar contra a discriminação e pela visibilidade das pessoas queer.

Solidariedade e visibilidade

Através de várias campanhas, incluindo uma campanha de postais, as pessoas LGBTIQ* são convidadas a reconhecer e encorajar os seus aliados. Use a hashtag#StraightAgainstHatenas redes sociais para mostrar seu apoio. No entanto, o desfile não está aberto apenas a aliados heterossexuais. Grupos que demonstram solidariedade, os chamados “solicules”, são expressamente bem-vindos. Estes incluem, por exemplo, pais com os seus filhos trans, gays e Gabys ou o grupo coletivo “Dyke on Bike” com o seu “Boy Buddy”.

Também são esperados oradores conhecidos como Ferda Ataman, Matthias Lohenner e Ellen Dosch-Roeingh, bem como representantes de vários grupos políticos. O desfile começa no memorial aos homossexuais perseguidos pelo nacional-socialismo na Ebertstrasse em Berlin-Mitte. Depois você terá a oportunidade de ir ao festival da cidade lésbica e gay na Nollendorfplatz. Mais informações sobre o evento e as campanhas estão disponíveis em travestiemachtbeliebt.de.

Uma revisão histórica dos direitos queer

A luta pela igualdade e visibilidade da comunidade LGBTQI* tem uma longa história, que remonta ao Império. A revisão histórica, conforme descrita em artigo de Cultura alemã funk documentados mostram que a discriminação e a perseguição de pessoas com base na sua identidade de género ou orientação sexual fazem parte da nossa sociedade há décadas.

Desde o início do movimento, começando com Karl Heinrich Ulrichs em 1867, passando pela fundação da primeira organização homossexual por Magnus Hirschfeld até às lutas na República Federal da Alemanha, a história deu muitas voltas. Embora tenham sido feitos progressos desde 2001, os especialistas apelam à vigilância e sublinham a necessidade de defender activamente os direitos pelos quais lutamos.

Especialmente hoje, quando os crimes anti-queer atingiram um novo patamar, há uma urgência em mostrar solidariedade e lutar contra a hostilidade. Muitos historiadores alertam que as conquistas, muitas vezes conquistadas com dificuldade, não podem ser consideradas garantidas e podem ser perdidas a qualquer momento.

O desfile “Straight Against Hate” no dia 19 de julho não é apenas uma celebração, mas um passo urgentemente necessário para defender os direitos de todas as pessoas queer e para tomar medidas contra a crescente imagem inimiga. Se você também quer fazer parte deste importante evento, passe por aqui e demonstre sua solidariedade!