Treine caos após tempestade: alunos separados dos professores!
Tempestade e caos em Uckermark: passageiros do trem afetados, árvores bloqueando os trilhos, bombeiros de plantão. Desenvolvimentos atuais.

Treine caos após tempestade: alunos separados dos professores!
Uma violenta tempestade com fortes rajadas e pancadas de chuva causou enormes interrupções nas operações ferroviárias no norte de Berlim, Barnim e Uckermark na noite de segunda-feira, 23 de junho de 2025. Os efeitos também foram claramente sentidos na rota RE 3 da Estação Central de Berlim a Stralsund. Alto SVZ A chegada tardia a Bernau, prevista para as 16h53, foi apenas o início de uma viagem inesquecível.
Os passageiros enfrentaram queda de energia e árvores caídas nos trilhos. Além disso, não havia ar fresco porque os sistemas de ventilação do trem de dois andares também não funcionavam, o que rapidamente tornou o ar abafado. Os viajantes não sabiam se e quando a viagem continuaria. Outra partida estava originalmente marcada para as 18h, mas a realidade foi diferente.
Atrasos não planejados
Um passageiro, Daniel Röder, pegou o celular e ligou para a esposa, que o pegou em Bernau às 19h. Outra viajante, Karin W., tinha uma consulta médica em Berlim e foi forçada a pegar o trem para a viagem de volta. Após três horas e meia de espera, garrafas de água foram distribuídas aos passageiros por volta das 20h30, enquanto o bicicletário da estação ferroviária de Seehausen ainda estava bem cheio de bicicletas dos passageiros por volta das 23h.
Uma turma escolar a caminho de Pasewalk também foi afetada. Seus professores mantinham seus pais atualizados por meio de telefones celulares enquanto o trem simplesmente partia sem nenhum anúncio no alto-falante. Karin W. e seu marido finalmente chegaram ao estacionamento Park & Ride em Seehausen por volta das 23h.
Operações de bombeiros e avisos meteorológicos
Enquanto isso, os bombeiros de Prenzlau e Fürstenwerder também atuaram na remoção de árvores caídas. Em Prenzlau houve apenas uma árvore caída no Uckerstadion, sem maiores danos. Em Fürstenwerder, porém, várias árvores tiveram que ser limpas pelos bombeiros a partir das 17h. às 20h20
As fortes rajadas de vento causaram problemas de grande alcance aos viajantes que não foram afetados apenas no tráfego regional. Como Espelho Diário informou que uma importante linha ferroviária entre Berlim e Hamburgo foi fechada devido à queda de uma árvore. Os trens de longa distância foram redirecionados via Stendal, o que gerou mais atrasos. Estas perturbações criaram um cenário perigoso, uma vez que os bombeiros de Berlim realizaram inúmeras operações. A cidade foi afetada de forma generalizada e houve até feridos devido às condições climáticas extremas.
Desastres naturais e mudanças climáticas
Esses eventos climáticos extremos não são mais incomuns nos dias de hoje. Alto Estatista Os desastres naturais estão a aumentar em todo o mundo, especialmente devido às alterações climáticas. Tempestades e outros fenómenos meteorológicos extremos não só causaram danos massivos nos EUA nos últimos anos, como também puseram em perigo a vida de milhares de pessoas em muitos países. Cerca de metade da população afetada em todo o mundo sofre as consequências diretamente relacionadas com as alterações climáticas.
O que aconteceu na noite de segunda-feira é outro sinal de que condições climáticas extremas podem ter um impacto significativo na nossa vida quotidiana. Resta esperar que sejam tomadas as medidas necessárias para prevenir tais cenários de caos e minimizar o impacto nas pessoas.