Gollin comemora 650 anos: a arte na estação transformadora brilha novamente!
Gollin comemora 650 anos com uma estação transformadora redesenhada. Comemoração do aniversário nos dias 18 e 19 de julho - arte na rede elétrica em Uckermark.

Gollin comemora 650 anos: a arte na estação transformadora brilha novamente!
Gollin está comemorando um acontecimento muito especial este ano: a vila está completando 650 anos! A primeira menção escrita da pequena cidade remonta a 1375. Para homenagear adequadamente esta longa história, estão previstas celebrações abrangentes para os dias 18 e 19 de julho, organizadas por ninguém menos que a prefeita local, Cordelia Slingerland. Um destaque será a estação de transformação recém-projetada no local, que agora não é apenas funcional, mas também chama a atenção visualmente. Como relata nordkurier.de, a fachada da estação transformadora foi redesenhada de acordo com os desejos dos Golliners. O cliente foi a Edis Netz GmbH, e o artista Mario Winkler da Motivwunsch foi o responsável pela implementação.
Atualizar de forma criativa as estações de transformação não é uma ideia nova. A EDIS tem contratado artistas para projetar artisticamente as instalações, muitas vezes discretas, há mais de 20 anos. Tais projectos estão a tornar-se cada vez mais importantes em Brandeburgo e em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Os motivos são desenvolvidos no local em consulta com as autoridades locais. O objetivo é integrar melhor as instalações na paisagem urbana. Cerca de 1.000 euros são gastos por obra de arte. No entanto, os custos da estação transformadora Golliner foram mais elevados por se tratar de uma estação de comutação maior. O projeto foi implementado em estreita colaboração com o prefeito de Templin, Christian Hartphiel (SPD), que também esteve presente na entrega e planeja participar da celebração do aniversário.
Arte e tecnologia combinadas
As opções de design para estações transformadoras são muito diversas. Via de regra, contam pequenas histórias, como a representação de galinhas e pintinhos na estação transformadora de Gollin. No entanto, estes novos designs não são apenas agradáveis à vista, mas também apresentam vantagens técnicas. A EDIS, como um dos maiores operadores regionais de redes de energia na Alemanha, opera um total de mais de 20.000 estações de transformação. A modernização contínua, que também inclui elementos como tecnologia moderna de comunicação, medição e controle, permite uma resposta mais rápida às interrupções da rede e contribui para a segurança das operações da rede.
O desenho artístico da fachada insere-se num conceito mais amplo iniciado há 18 anos e no qual a EDIS trabalha com diversos prestadores de serviços. Atualmente existe uma lista de espera, pois a demanda por tais projetos é extremamente alta. Isto mostra que não só a utilização prática dos postos transformadores, mas também a sua aparência estética é muito importante. No município de Hennickendorf, por exemplo, também foi redesenhado um posto de transformação com motivos locais, projetado em coordenação com a administração municipal. Estes projetos não só contribuem para o embelezamento dos locais, mas também promovem a identidade e o sentido de comunidade dos residentes.
Como pano de fundo está um conceito financeiro bem pensado que permite ao EDIS fornecer um orçamento anual para o design de fachadas. Isto é feito em estreita coordenação com os municípios e no local. Hoje em dia, esses projetos são mais do que apenas correções cosméticas. Fazem parte da estratégia para combinar de forma sensata arte e tecnologia moderna nas comunidades.