O calendário histórico mostra o esplendor esquecido da RDA em Prenzlau!
Um novo calendário mostra fotos históricas de Uckermark e Prenzlau da RDA. Disponível na livraria Schulz.

O calendário histórico mostra o esplendor esquecido da RDA em Prenzlau!
O que há de novo em Prenzlau? Na tranquila Uckermark, o fabricante de calendários Verden mostra como as memórias de tempos passados podem ser valiosas. Foi publicado recentemente um calendário histórico para o ano de 2026, que se concentra na cidade de Prenzlau com fotografias impressionantes. O calendário vai conquistar muitos corações, especialmente na véspera do Natal, quando os presentes desempenham um papel central.
As imagens vêm das décadas de 1950, 1960 e 1970 na RDA e oferecem uma visão de pequenos e grandes pontos turísticos que provavelmente não estarão mais presentes para muitos residentes e visitantes. Aglaia Wichmann, funcionária da fábrica, descreve as imagens como uma valiosa fonte histórica. “Eles fornecem insights sobre uma época esquecida”, diz ela, deixando claro a importância dessas gravações. Os locais mostrados incluem o restaurante à beira do lago “Zum Kap”, o cinema da cidade e o popular balneário à beira-mar.
Um calendário cheio de lembranças
O formato do calendário é A4 e já é vendido na livraria Schulz na Prenzlauer Friedrichstrasse. A procura é elevada: os primeiros exemplares esgotaram-se rapidamente e muitos inquiridos afirmaram que consideram os livros e os calendários os presentes de Natal ideais – em 2024 este número era mesmo de 49 por cento.
.
Numa altura em que as ajudas tecnológicas desempenham um papel cada vez mais importante, é revigorante olhar para trás, para objetos tão nostálgicos. Desta forma, a combinação do passado e do presente pode ser vivenciada e oferece uma mudança bem-vinda em relação ao mundo digital.
Outra tendência que preocupa muitas pessoas inclui os desenvolvimentos tecnológicos atuais. O Windows 11 foi lançado em 5 de outubro e alguns usuários tiveram dificuldade para instalar o software. Um obstáculo comum era a falta da “Inicialização Segura”, também conhecida como Secure Boot. Este recurso de segurança, disponível para dispositivos baseados em UEFI desde 2012, protege contra infecções por malware antes mesmo de o sistema operacional ser iniciado.
Perspectiva tecnológica
A ativação da inicialização segura não requer um Trusted Platform Module (TPM) e pode ser feita com relativa facilidade. Os usuários geralmente podem passar rapidamente pelo processo necessário acessando o BIOS e alterando o método de inicialização. Instruções descomplicadas podem ser encontradas on-line para que até mesmo os mais experientes em tecnologia possam ter um bom controle sobre o uso dos novos recursos.
Sejam calendários nostálgicos ou software moderno - em Colónia e noutros lugares é claro que tanto o olhar para o passado como o entusiasmo pelas mais recentes tecnologias têm um lugar nos nossos corações. Mais uma razão para aprender sobre a história local e também ficar de olho nos gadgets mais recentes!