Creches e idosos: um coração para a inclusão em Haßleben!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As crianças da creche Haßleben impressionam com um projeto de inclusão e atividades criativas no 100º festival de fundação da Fundação Stephanus em Uckermark.

Haßlebener Kita-Knirpse begeistern beim 100. Stiftungsfest der Stephanus-Stiftung in Uckermark mit Inklusionsprojekt und kreativen Aktivitäten.
As crianças da creche Haßleben impressionam com um projeto de inclusão e atividades criativas no 100º festival de fundação da Fundação Stephanus em Uckermark.

Creches e idosos: um coração para a inclusão em Haßleben!

Recentemente houve um evento muito especial na bela cidade de Haßleben: as crianças da creche local enriqueceram o 100º festival de fundação da Fundação Stephanus com uma apresentação divertida. Juntamente com os residentes do complexo residencial “Im Sonnenwinkel”, as crianças deram o seu melhor no palco. A professora de creche Christina Sabusch-Blume liderou o grupo “Os Aventureiros” no programa, que combinou a diversão clássica com foco especial na inclusão. Relatórios Nordkurier que este projecto de inclusão foi iniciado em Abril do ano anterior por iniciativa de Doreen Weidner-Timmler.

O projeto original foi desenvolvido em estreita cooperação com os pais das crianças da creche. Houve alguns receios de contacto nas primeiras semanas, mas estes desapareceram rapidamente. A visita dos residentes à creche passou a fazer parte da sua rotina semanal. Dois a três moradores passam uma vez por semana e enriquecem o dia a dia dos mais pequenos. Durante o tempo que passam juntos, as crianças e os moradores criam juntos quadros de mármore e desfrutam de passeios de carruagem. Uma oferta musical também foi particularmente bem recebida pelas crianças.

Insights sobre inclusão

O que realmente significa o termo inclusão? O objetivo de trabalhar em uma creche integrativa é permitir que todas as crianças, independentemente de suas habilidades, brinquem e aprendam juntas. Como vai Chances iniciais é explicado, o objetivo é fortalecer a autoconfiança e criar uma atmosfera de aceitação. As condições gerais devem ser ajustadas para que todas as crianças se sintam confortáveis.

Um exemplo ideal dessas adaptações são as visitas regulares das crianças da creche ao grupo residencial, que acontecem nas instalações de fácil acesso “Im Sonnenwinkel”. Além da troca criativa e do convívio, outras atividades também estão sendo planejadas para serem implementadas no outono, como fazer artesanato e cantar juntos.

Comunidade e suporte

A Fundação Stephanus, que administra as instalações, não apenas oferece atendimento amoroso aos seus clientes, mas também oferece uma ampla gama de oportunidades de trabalho nas oficinas Stephanus em Templin. Este apoio permite que mesmo os clientes que não podem trabalhar nas oficinas não só tenham um emprego significativo, mas também mantenham contactos sociais. Aqui, a família e os familiares encontram sempre uma pessoa de contacto, um cuidador a quem podem recorrer, o que promove muito a ligação e o contacto com os outros. Relatórios de Stéphanos, quão importante é esta comunidade interativa e de apoio para o bem-estar de todos os envolvidos.

Haßleben mostra de forma notável como a integração e a inclusão podem ser praticadas na educação infantil. Graças ao empenho da creche e do edifício residencial, cria-se aqui um ambiente que não só contribui para a promoção do bem-estar individual, mas também fortalece a cooperação. E é exatamente isso que conta na nossa sociedade!