Artista abre ponto de encontro cultural Zum alten Nussbaum” na Pomerânia Ocidental
Gregor Krampitz está abrindo um espaço para arte e cultura com sua antiga fazenda em Neu Kosenow. Mercado de Natal no dia 6 de dezembro!

Artista abre ponto de encontro cultural Zum alten Nussbaum” na Pomerânia Ocidental
Numa zona pitoresca da Pomerânia Ocidental, o artista berlinense Gregor Krampitz adquiriu uma antiga quinta que tem potencial para revitalizar a vida cultural da região. O pátio de três lados com mais de 150 anos em Neu Kosenow, que ficou vazio por quatro anos, será no futuro conhecido como “Zum alten Nussbaum”. O destaque da fazenda é uma majestosa e antiga nogueira, que não é apenas um deleite para os olhos, mas também atrai a visão criativa de Krampitz. Ele já começou a reformar a casa da fazenda – com um trabalho artesanal que se baseia na sua formação.
O fotógrafo autônomo viveu e trabalhou em Berlim e destaca de forma impressionante o tema da transitoriedade e da mudança em suas obras. Ele usa chapas de aço podres em combinação com um processo fotográfico especial. Com a compra da fazenda, o objetivo de Krampitz é criar um local de arte e cultura que atenda também à comunidade. No dia 6 de dezembro, a quinta celebra o seu primeiro grande evento após a sua inauguração com uma feira de Natal que combina arte e artesanato. Também estará patente uma exposição das suas obras, enquanto os bombeiros e a associação cultural local apoiarão ativamente o evento.
Espaços criativos para artistas e comunidade
Os planos para o pátio incluem extensas reformas. Um grande celeiro será convertido em sala de exposições e eventos onde acontecerão regularmente eventos culturais. Além disso, estão previstos estúdios e workshops para a mudança de artistas convidados da região e de Berlim, a fim de promover ideias criativas e intercâmbio. Um jardim de esculturas e um café-galeria também estão em fase de concepção. Com estas medidas, o projeto pretende oferecer um espaço aberto ao trabalho criativo e ao intercâmbio cultural e transformar o local num novo centro cultural da região.
A preocupação de Krampitz está alinhada com o programa "Aller.Land - moldar juntos. Fortalecer estruturas", lançado em 2023. Este programa apoia pessoas comprometidas em regiões rurais estruturalmente fracas, a fim de moldar o seu ambiente de vida com ideias criativas. Estão disponíveis até 40.000 euros por região para desenvolver conceitos viáveis para projetos inovadores e de construção comunitária. Mais de 97 regiões participaram na primeira fase, tornando o projecto de Krampitz particularmente relevante neste contexto.
A aposta em iniciativas culturais e criativas, como as implementadas por Krampitz com a sua quinta, é crucial para a revitalização das zonas rurais. Cada vez mais pessoas reconhecem o valor das ofertas culturais para a vida comunitária. Krampitz planeja realizar eventos regulares para animar a cena artística na Pomerânia Ocidental e criar um espaço para encontros. Tudo isto é um passo do anonimato das cidades para uma convivência criativa e em rede no campo.
A iluminação das antigas paredes do artista de luz Dietmar Kuhrt também lança uma luz especial sobre a história da fazenda, que atrai moradores e visitantes. O projecto mostra de forma impressionante como as visões individuais podem ter uma influência positiva na cultura local.