Um novo vento no Lago Unteruckersee: cozinha ítalo-alemã no restaurante à beira do lago!
O restaurante à beira do lago “Am Kap” em Prenzlau tem novos proprietários. O plano é servir culinária ítalo-alemã e reabrir em breve.

Um novo vento no Lago Unteruckersee: cozinha ítalo-alemã no restaurante à beira do lago!
O conhecido Prenzlauer Seerestaurant “Am Kap” tem novo proprietário. A CHORONA Immobilien GmbH assumiu o negócio das filhas da falecida proprietária Kristine Hagenbeck, Klara e Henriette. A mudança de propriedade foi confirmada por Steffen Branding, porta-voz da CHORONA. Kristine Hagenbeck, que dirigiu o restaurante durante décadas, morreu em outubro de 2020. O restaurante, localizado na pitoresca Unteruckersee, foi fechado inesperadamente no início do verão de 2024, o que gerou muita conversa. No entanto, rumores sobre o interesse do famoso chef Tim Mälzer na propriedade não foram confirmados. Branding descreveu o preço de compra como confidencial, mas justo para ambas as partes.
Um novo operador com experiência no setor da restauração assumirá em breve o negócio e a gastronomia também mudará. Está planejado um menu ítalo-alemão que definirá tradição e toques frescos. Para garantir que a renovação corra bem, a CHORONA apoiará financeiramente o novo proprietário, tendo já sido prometidos investimentos de seis dígitos. A reforma da fachada já começou e a empresa Ucker-Lux está cuidando da reforma das janelas e portas. Os contratos para o design de interiores e mobiliário já foram assinados com a Prenzlauer Möbelwerke. O Seerestaurant poderá reabrir antes do Natal deste ano.
Juntos por uma boa causa
Um evento emocionante está planejado para o dia 11 de outubro: um mercado de pulgas marítimo acontecerá das 10h às 16h, cuja receita será revertida para a associação de proteção animal de Prenzlau. Certamente existem inúmeras oportunidades para caçadores de pechinchas aqui, ao mesmo tempo que apoiam uma boa causa.
Tendências e desafios na indústria da restauração
A indústria da restauração está a mudar. As tendências atuais mostram que a sustentabilidade e a regionalidade são muito populares. Cerca de 51% dos alemães valorizam a origem dos seus alimentos, enquanto 45% prestam atenção aos produtos sustentáveis. A sensibilização dos consumidores está a aumentar e os estabelecimentos de restauração são obrigados a adaptar-se a estas mudanças. A digitalização com aplicações como inteligência artificial (IA) e pagamento móvel está revolucionando a indústria e oferecendo novas oportunidades de atendimento ao cliente. Segundo o Statista, 28% das empresas de serviços já utilizam IA e mais de 50% das empresas de catering consideram estas tecnologias relevantes. A mobilidade nas transações de pagamento também está se tornando cada vez mais popular, especialmente entre os hóspedes mais jovens.
Mas também existem desafios. O desperdício de alimentos é um grande problema que muitas empresas desejam combater. Iniciativas como “Too Good To Go” mostram como os excedentes alimentares podem ser guardados e oferecem uma oportunidade de contribuir para uma utilização mais sustentável dos recursos. Com mais de 121 milhões de refeições poupadas através da aplicação em 2023, é claro que é necessário agir aqui.
A reformulação do restaurante “Am Kap” poderá não só ser um passo para uma nova era gastronómica, mas também um sinal de sensibilização da indústria para ter em conta as tendências actuais e as necessidades dos hóspedes.
Mais detalhes sobre a propriedade e possíveis investimentos podem ser encontrados no site Immobilienscout24.
Para mais informações sobre tendências gastronômicas, visite Statista.
Tudo o que acontece em torno do restaurante “Am Kap” certamente será emocionante de acompanhar.