Protesto contra a natação: os berlinenses lutam contra 100 anos de proibição do banho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 12 de agosto de 2025, a segunda manifestação de natação contra a proibição de 100 anos de natação no Spree acontecerá em Berlim.

Am 12. August 2025 findet in Berlin die zweite Mitschwimm-Demo gegen das 100-jährige Badeverbot in der Spree statt.
Em 12 de agosto de 2025, a segunda manifestação de natação contra a proibição de 100 anos de natação no Spree acontecerá em Berlim.

Protesto contra a natação: os berlinenses lutam contra 100 anos de proibição do banho!

O Spree, este brilhante curso de água no coração de Berlim, poderá em breve tornar-se novamente palco de animados dias de verão - se os activistas em Flussbad Berlim, equipados com asas de água, conseguirem o que querem. Uma demonstração de natação está planejada para a próxima terça-feira, 12 de agosto de 2025, que fará campanha contra a proibição de nadar no centro da cidade de Spree, que existe há mais de 100 anos. Esta campanha pretende chamar a atenção para o potencial não utilizado da água na cidade e, finalmente, fazer com que o Senado de Berlim levante a proibição.

A manifestação, que teve a sua primeira edição em meados de junho com mais de 400 participantes, começa às 16h30. na Schinkelplatz, perto da Ilha dos Museus. Oradores como a Prof. Katrin Androschin e Tim Edler de Flussbad Berlin, bem como representantes dos partidos Aliança 90/Os Verdes, A Esquerda e o SPD são convidados a apresentar as suas perspectivas. A partir das 17h30, os participantes podem entrar na água fria, se as condições climáticas e a qualidade da água permitirem. Porque a segurança está em primeiro lugar!

Apelo à participação criativa

O que é particularmente emocionante é o apelo aos participantes para que sejam criativos. Trajes de natação criativos e pôsteres desenhados individualmente são muito bem-vindos! Um prêmio em forma de peixe estampado aguarda o melhor pôster e a roupa mais criativa. Como se não bastasse, também é recomendável que você se inscreva na demonstração para se manter atualizado e apoiar a organização.

A associação Flussbad Berlim faz campanha há anos pela criação de zonas balneares no Spree e vê a manifestação como mais um passo em direção à justiça climática. Vozes ativas como a de Laura, uma estudante de planeamento urbano, transmitem claramente a mensagem: “A água na cidade não está a ser utilizada – queremos mudar isso!” O potencial inexplorado do recurso pode ser crucial na criação de oportunidades de arrefecimento no centro da cidade, especialmente nos meses quentes de verão.

A luta contra a proibição do banho está a mobilizar cada vez mais pessoas: segundo relatos, cerca de 300 berlinenses manifestaram-se recentemente e vestiram fatos de banho num tempo bom para reiterar as suas exigências em frente ao Palácio da Cidade e à Catedral de Berlim. Ao mesmo tempo, florescem ideias e propostas de soluções para tornar as áreas de água acessíveis à população.

Numa cidade tão interligada com a história e a cultura como Berlim, a proibição de tomar banho está a causar debate e frustração contínua. A cada manifestação cresce a esperança de que estas áreas de água não utilizadas se tornem em breve acessíveis a todos. “Temos que trazer a cidade de volta às hidrovias!” disseram os ativistas. Resta saber se as próximas ações encontrarão a resposta desejada no Senado.

Participar na demonstração de natação não é apenas uma oportunidade para defender o uso justo da água, mas também um apelo a todos os berlinenses: envolvam-se, coloquem cor na brincadeira e mostrem que o Spree pertence à cidade!

Nordkurier relata que…

Flussbad Berlin fornece informações sobre a demonstração de natação...

ND Aktuell descreve os eventos de demonstração...