As máquinas da China conquistam a Alemanha: um boom de exportação sem fim!

Chinesische Exporte nach Deutschland steigen rapide, während deutsche Maschinenbauer wachsende Konkurrenz durch China spüren.
As exportações chinesas para a Alemanha aumentam rapidamente, enquanto os engenheiros mecânicos alemães sentem a crescente concorrência através da China. (Symbolbild/NAG)

As máquinas da China conquistam a Alemanha: um boom de exportação sem fim!

Deutschland - No mundo das máquinas e dispositivos, muito parece estar acontecendo. De acordo com tagesschau , produtos tecnicamente sofisticados da China, especialmente máquinas, são cada vez mais importantes no mercado alemão. Em maio de 2025, as exportações do Reino Médio para a Alemanha registraram um aumento notável de 22 % em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em abril era 20 % e 12 % em março.

Mais da metade de todas as exportações chinesas para a Alemanha agora consiste em máquinas mecânicas ou elétricas. Em troca, a Alemanha exportou 42 % de suas máquinas para a China em 2024 e contribuiu com outros 22 % na forma de carros, caminhões e máquinas agrícolas. No entanto, a situação não permanece indiscutível, porque a Associação de Máquina e Construção de Plantas Alemãs (VDMA) confirma que as exportações alemãs para a China diminuíram 6 % nos primeiros cinco meses de 2025.

Competição crescente da China

A competição entre engenheiros mecânicos chineses está se tornando cada vez mais perceptível. A Alemanha teve que enviar o título como campeão mundial de exportação para a China desde 2020. Afinal, a engenharia mecânica e vegetal tem uma participação de cerca de 16 % no geral em alemão, que totalizou máquinas no valor de cerca de US $ 223 bilhões até 2020. Ao mesmo tempo, os engenheiros mecânicos chineses registraram crescentes quotas de mercado, especialmente em países terceiros.

A fome de energia da China em engenharia mecânica continua inabalável. Com a estratégia “Made in China 2025”, o país pretende assumir o domínio tecnológico em vários tamanhos industriais até 2035. Há também um bom investimento: o governo chinês controla recursos extensos em pesquisa e desenvolvimento, em que isso beneficia empresas chinesas e empresas européias orientadas para exportação. No entanto, os desafios não devem ser subestimados.

Como os relatórios de engenharia mecânica na China criam a queda de população e uma sociedade social envelhecida. Além disso, a economia chinesa mostra sinais de fraqueza, especialmente no setor industrial. A situação econômica também é sobrecarregada por uma deflação que esteve no ano passado, o que pressiona a indústria.

Análise de mercado e Outlook

De acordo com uma análise baseada na lista internacional de mercadorias para o comércio exterior, a China quase expôs às exportações globais de máquinas nos últimos 20 anos. De acordo com as previsões, a China 2022 exportará máquinas e sistemas no valor de mais de US $ 300 bilhões-um aumento adicional de exportações alemãs de US $ 70 bilhões está surgindo.

A interferência da política chinesa também tem um efeito. Dessa forma, ofertas de financiamento vantajosa são frequentemente fornecidas, enquanto empresas estrangeiras são cada vez mais confrontadas com desvantagens competitivas. Parece ainda mais importante que a Alemanha e a UE estejam trabalhando em sua competitividade e adaptando os instrumentos de política comercial para proteger o mercado interno de concorrentes subsidiados da China.

No geral, há uma imagem de camada múltipla: por um lado, o potencial crescente e a dinâmica tecnológica da China, por outro lado, os desafios com os quais a indústria de engenharia mecânica alemã é confrontada. Como o mercado se desenvolverá ainda precisa ser visto, mas é certo, há algo. Os desenvolvimentos podem ser observados em qualquer caso, porque a engenharia mecânica desempenha um papel crucial no cenário comercial global.

Details
OrtDeutschland
Quellen