Conexão ferroviária direta entre a Alemanha e o Reino Unido: um marco para viagens!
Em 13 de agosto de 2025, a Alemanha e a Grã-Bretanha assinarão uma declaração de intenções para ligações ferroviárias diretas sob o Canal da Mancha.

Conexão ferroviária direta entre a Alemanha e o Reino Unido: um marco para viagens!
Em 13 de agosto de 2025, os governos alemão e britânico assinaram oficialmente uma declaração de intenções para preparar o caminho para ligações ferroviárias diretas entre a Alemanha e a Grã-Bretanha. Em Hamburgo, o ministro federal dos Transportes, Patrick Schnieder (CDU), e a ministra britânica dos Transportes, Heidi Alexander, assinaram o documento, que pode ser de grande importância para muitos viajantes. Porque atualmente só é possível viajar da Alemanha para a Grã-Bretanha mudando de trem via Bruxelas ou Paris, por exemplo. O novo acordo poderá mudar isso em breve e oferecer uma alternativa ambientalmente correta ao voo.
Como parte do acordo, será criado um grupo de trabalho para esclarecer questões em aberto sobre controlos fronteiriços e de segurança. Este grupo também visa promover o turismo, os negócios e o intercâmbio cultural entre as duas nações. As ligações diretas poderiam não só facilitar as viagens a milhões de viajantes, mas também criar novos empregos e reforçar as ligações comerciais, como relata Tagesschau.
Novas perspectivas para o tráfego ferroviário
A Eurostar, empresa que já faz a ligação entre Londres e a Europa continental, planeia oferecer uma ligação direta entre grandes cidades alemãs como Colónia ou Frankfurt e a Grã-Bretanha nos próximos anos. Isto poderia não só melhorar o acesso das empresas alemãs aos mercados britânicos, mas também facilitar o investimento da Alemanha no Reino Unido, como destaca o Zeit.
A UE também está de olho no transporte rodoviário e ferroviário. A Comissão Europeia apoia vários projectos-piloto para melhorar as ligações ferroviárias transfronteiriças. O objectivo é duplicar as ligações na Europa até 2030 e até triplicá-las até 2050. Novas ligações de Munique para Budapeste e Roma, bem como comboios nocturnos de Estocolmo para Berlim, poderão em breve tornar-se uma realidade. Estes desenvolvimentos destinam-se a ajudar a remover obstáculos no tráfego transfronteiriço e a tornar as viagens na Europa muito mais fáceis para todos (Comissão da UE).
O que resta no final do dia? A mudança para ligações ferroviárias diretas entre a Alemanha e o Reino Unido poderá mudar significativamente a forma como viajamos. Não só os viajantes serão beneficiados, mas a economia de ambos os países também poderá beneficiar enormemente com esta nova ligação. Os próximos anos serão emocionantes porque a meta poderá em breve estar ao nosso alcance!