Tratado de amizade histórico: Alemanha e Grã-Bretanha unidas!
Em 17 de julho de 2025, a Alemanha e a Grã-Bretanha assinarão um tratado de amizade histórico em Londres para aprofundar a sua parceria estratégica.

Tratado de amizade histórico: Alemanha e Grã-Bretanha unidas!
Um dia histórico para as relações germano-britânicas: em 17 de julho de 2025, um tratado de amizade entre a Alemanha e a Grã-Bretanha foi assinado no Victoria and Albert Museum, em Londres. O Chanceler Friedrich Merz e o Primeiro-Ministro Keir Starmer enviaram um sinal claro para uma parceria mais profunda em tempos de incerteza geopolítica e após os efeitos do Brexit. As 27 páginas do acordo afirmam que ambos os países pretendem intensificar significativamente a sua cooperação nas áreas da política externa e interna, economia, tecnologia e política de migração. O tratado representa uma resposta clara aos desafios colocados pelas mudanças globais e mostra que a Alemanha e a Grã-Bretanha querem unir forças para promover a prosperidade e a segurança tagesschau.de.
Merz descreveu este dia como “histórico” e sublinhou a necessidade de uma cooperação estreita no contexto da nova realidade geopolítica. Já Starmer elogiou o acordo como o “primeiro do gênero” e enfatizou a proximidade estratégica entre os dois países. A parceria continuará a ser fortalecida em todas as áreas da vida, como se verifica nas decisões do Gabinete Federal, que já aprovou o contrato governo federal.de relatado. Há também acordo em Berlim e Londres de que as actuais incertezas globais, incluindo no que diz respeito aos aliados da NATO, exigem uma forte cooperação militar.
Medidas e projetos concretos
O contrato inclui não apenas declarações de intenções, mas também projetos específicos. Estão listados um total de 17 projetos de cooperação, incluindo a reconstrução da Ucrânia e a luta contra a migração irregular. Outro foco está no desenvolvimento conjunto de recursos energéticos no Mar do Norte e na promoção da cooperação científica e cultural. Ambos os países também pretendem permitir viagens de estudantes entre a Alemanha e a Grã-Bretanha sem vistos, o que tornaria muito mais fácil o intercâmbio entre as gerações mais jovens. ZDF adicionalmente comunicado.
Um aspecto interessante do contrato é a promessa de desenvolver conjuntamente e possivelmente exportar equipamento militar, por exemplo, para a Arábia Saudita e a Turquia. Esta cooperação militar é considerada imperativa para enfrentar os desafios na Europa e fora dela.
O caminho depois do Brexit
Passaram cinco anos desde o Brexit e a Grã-Bretanha procura cada vez mais acordos bilaterais para fortalecer as relações com os países da UE. A França é frequentemente vista como um parceiro importante, especialmente em questões de defesa. No entanto, a ligação à Alemanha continua a ser de importância central, como mostram as últimas declarações e acordos conjuntos em 2024. Merz e Starmer reiteraram que um compromisso mais profundo com a defesa mútua está ancorado no tratado e que ambos os países se apoiarão mutuamente no caso de um ataque armado.
No geral, a assinatura e as medidas associadas inauguram uma nova era de cooperação que é importante não só para a política, mas também para os cidadãos de ambos os países. O Tratado de Amizade é mais do que apenas um documento; é um compromisso com um futuro forte e estável na Europa e fora dela.