Israel ataca: escalada perigosa no conflito do Irã!
Israel ataca: escalada perigosa no conflito do Irã!
Natanz, Iran - As tensões geopolíticas no Oriente Médio recentemente apareceram dramaticamente. Na noite, de 12 a 13 de junho de 2025, Israel visou várias instalações nucleares e militares iranianas e bombardeou locais estratégicos em Natanz, Isfahan, Tabriz, Arak e Kermanshah. De acordo com Friedrich Merz e o ministro das Relações Exteriores Johann Wadephul sobre os desenvolvimentos, enquanto o governo federal está preocupado com a segurança dos cidadãos alemães em Israel e Irã.
Crise de energia e fluxos de refugiados
Os ataques também têm efeitos econômicos: o preço do petróleo aumentou mais de nove por cento e os especialistas alertam sobre aumentos adicionais de preços de até 50 % se a situação estiver mais preocupada. A blockade of the strategically important street of Hormus could further increase energy prices in Europe and endanger the security of supply, as ZDF reports. Além disso, o Escritório Federal de Migração e Refugiados (BAMF) alerta sobre possíveis correntes de gasolina em massa do Irã e de outra região, especialmente no caso de uma guerra aberta. Portanto, uma catástrofe humanitária poderia começar, que afetaria não apenas os países vizinhos, mas também a Europa. A política alemã agora enfrenta o desafio de garantir a segurança nacional e, ao mesmo tempo, gerenciar a admissão de refugiados.
O fundo do conflito
A escalada militar é vista por muitos como um estágio preliminar para maiores travessuras. Israel justifica seus ataques com uma ameaça existencial ao povo judeu e se refere ao progresso do Irã em direção às habilidades nucleares. Os relatórios do Serviço Secreto indicam que o Irã opera um programa nuclear secreto e não cumpre suas obrigações em relação à Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). O próprio Irã enfatiza as alegações. Ao mesmo tempo, no entanto, há um medo de que o Irã em breve possa desenvolver armas nucleares, enquanto afirma que o Irã tem mais de 3.000 foguetes balísticos e muitos drones que também podem chegar à Europa
As tensões alimentadas pelo Irã também significam que os israelenses continuam realizando ataques militares contra unidades militares do Hamas na faixa de Gaza. Além disso, o Hezbollah do Líbano poderia intervir e anunciou que pode atacar objetivos maiores, incluindo instalações militares e nucleares em Israel. Também tem medo de que possíveis campanhas de retaliação do Irã possam levar a uma maior escalada contra as bases dos EUA no Iraque, já que os Estados Unidos já reduziram sua equipe da embaixada no Iraque. A situação permanece tensa e os especialistas alertam que o resultado do conflito depende das decisões em Teerã, Jerusalém e Washington. Em tempos de aumento da incerteza, é importante permanecer vigilante, enquanto as pessoas na região precisam temer por sua segurança.
Details | |
---|---|
Ort | Natanz, Iran |
Quellen |
Kommentare (0)