Boom de ar condicionado na Alemanha: produção e importações em níveis recordes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A procura de sistemas de ar condicionado na Alemanha está a aumentar rapidamente. 317 mil aparelhos foram produzidos em 2025 e os valores de importação estão subindo.

Die Nachfrage nach Klimaanlagen in Deutschland steigt rapide. 2025 wurden 317.000 Geräte produziert, Importwerte klettern.
A procura de sistemas de ar condicionado na Alemanha está a aumentar rapidamente. 317 mil aparelhos foram produzidos em 2025 e os valores de importação estão subindo.

Boom de ar condicionado na Alemanha: produção e importações em níveis recordes!

Na Alemanha, a procura por sistemas de ar condicionado aumenta constantemente. O Gabinete Federal de Estatística em Wiesbaden confirmou que a produção aumentou uns impressionantes 92%, para 317.000 dispositivos no ano passado. Muitas empresas locais provavelmente mostraram uma boa mão aqui! No entanto, em comparação com os países europeus ribeirinhos do Mediterrâneo, o número de sistemas de ar condicionado nos edifícios alemães continua baixo, o que mostra que ainda há muito potencial aqui.

Uma olhada nos números deixa claro que a demanda por aparelhos de ar condicionado disparou nos últimos cinco anos. De 181 mil dispositivos em 2019, a produção aumentou 75,1% para cerca de 317 mil dispositivos em 2024, de acordo com um relatório da regionalheute.de. Durante o mesmo período, o valor da produção aumentou para 1,5 mil milhões de euros – o nível mais elevado dos últimos cinco anos. O valor das importações de aparelhos de ar condicionado aumentou 48% para 949 milhões de euros.

Importações e principais fornecedores

Os países fornecedores mais importantes de sistemas de ar condicionado na Alemanha em 2024 foram a Itália, que respondeu por 25% das importações, seguida pela China com 13,7% e pela Suécia com 10,4%. O que é particularmente surpreendente é que em 2023 o valor das importações atingiu o seu pico de 957 milhões de euros. No entanto, a queda de 2,8% nas exportações, para 713 milhões de euros, mostra que a Alemanha não está no topo do mercado aqui.

Perspectivas futuras

As previsões para o mercado alemão de ar condicionado são promissoras. Segundo o Statista, as vendas em 2025 estão estimadas em cerca de 300 milhões de euros – e o crescimento anual das vendas poderá ser de 7,2% até 2030. Em 2030 o volume do mercado poderá atingir os 426 milhões de euros.

À medida que as temperaturas aumentaram, a procura por sistemas de ar condicionado energeticamente eficientes está a aumentar. A consciência ambiental e a mudança do comportamento do consumidor também estão impulsionando esta tendência. A vontade de comprar não está relacionada apenas ao consumo de sistemas de ar condicionado. Prevê-se um volume de negócios médio de cerca de 7,16 euros por agregado familiar em 2025.

Portanto, em suma, pode-se dizer que os consumidores alemães estão lenta mas seguramente a habituar-se ao conforto do ar condicionado. O negócio de ar condicionado mostra que hoje em dia uma brisa fresca é mais do que um luxo – parece estar a tornar-se uma necessidade.

Por isso, lembremo-nos que vivemos num clima em mudança: o ar condicionado já não é apenas para camisolas nas regiões de férias, mas poderá em breve estar também em todos os lares deste país!