Custo de vida na Alemanha: onde os aluguéis são mais caros!
Descubra por que a Alemanha é um dos países mais caros da Europa e quais diferenças regionais existem no custo de vida.

Custo de vida na Alemanha: onde os aluguéis são mais caros!
Na Alemanha, dá-se frequentemente a impressão de que o custo de vida é o mais elevado da Europa. No entanto, de acordo com os cálculos atuais, a Alemanha ocupa o quinto lugar na UE na classificação geral do custo de vida, atrás do Luxemburgo, de Portugal, da Irlanda e de Malta. Isso pode ser encontrado nos comentários de Foco. A análise mostra que os aluguéis na Alemanha estão em sexto lugar na UE, o que significa que os aluguéis nas grandes cidades são mais baratos em 21 países da UE.
Mas onde estão os aluguéis mais caros? O Luxemburgo está no topo, seguido por Malta, Portugal, Irlanda e Países Baixos. Na Alemanha, os preços dos aluguéis são particularmente elevados em grandes cidades como Munique; a capital da Baviera tem a sexta renda mais alta de toda a UE, atrás de cidades como Dublin e Amesterdão. Se você se mudar de uma cidade menor para uma cidade, muitas vezes terá que cavar mais fundo no bolso.
Preços da energia e dos alimentos
Outro problema infantil são os preços da energia. A Alemanha tem o terceiro preço de eletricidade mais elevado da UE, com um preço médio de 28 cêntimos por quilowatt-hora. Custos mais elevados só podem ser encontrados na Irlanda e no Luxemburgo. Em comparação, os preços do gás natural na Alemanha ocupam o 11º lugar na UE, com 8,72 cêntimos por quilowatt-hora. Um certo raio de esperança: os preços da gasolina na Alemanha estão na faixa intermediária, ocupando o 16º lugar, a 1,68 euros por litro.
Os preços dos alimentos estão no meio da UE, 15º entre 27 países. O líder nesta categoria é o Luxemburgo, seguido pela Dinamarca e pela Irlanda. Quem fica de olho nas despesas semanais certamente ficará feliz com o fato de os preços de alguns bens na Alemanha permanecerem “aceitáveis”.
Estilos de vida alemães com comparação internacional
Quem compara o custo de vida na Alemanha com os preços no estrangeiro notará rapidamente que existem diferenças significativas. Então informe deutsche-im-ausland.org que, particularmente na Austrália, o custo de vida é significativamente mais elevado em cidades como Sydney e Melbourne. Um pouco de perspectiva: os aluguéis nessas cidades podem ficar entre 1.500 e 2.100 euros para apartamentos pequenos. As coisas parecem um pouco mais baratas em Adelaide ou Brisbane, com preços a partir de 1.100 euros.
Em comparação, também são mostrados os preços dos alimentos na Austrália: uma compra semanal custa cerca de 90 a 120 euros. Isto deixa claro que, embora a Alemanha não seja considerada o país mais caro da Europa, a estrutura de preços é certamente desafiante, especialmente nas grandes cidades. Uma análise dos níveis de preços também mostra de forma impressionante como o poder de compra e a qualidade de vida diferem nas diferentes regiões.
Em última análise, deve notar-se que existem grandes diferenças regionais nas rendas, nos preços da energia e nos alimentos na Alemanha. Este tema é de particular interesse para muitos residentes de Colónia, uma vez que a fase das baixas taxas de juro e a falta de espaço habitacional também revelam facetas interessantes aqui.
Portanto, se você está planejando mudar para um apartamento maior ou para uma casa nova, deve se preparar bem e ter sempre a mão certa na hora de escolher o local – isso muitas vezes faz a diferença! Nos sites de destatis.de Podem ser encontrados dados actuais sobre custos de vida e paridades de poder de compra, que fornecem uma base de informações valiosa.