Som de artilharia em MV: Onde as granadas antigas estão escondidas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os materiais de guerra ainda são armazenados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Mais de 260 missões de resgate mostram a atual situação de perigo.

In Mecklenburg-Vorpommern lagern nach wie vor Kriegsmaterialien. Mehr als 260 Bergungseinsätze zeigen die aktuelle Gefahrenlage.
Os materiais de guerra ainda são armazenados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Mais de 260 missões de resgate mostram a atual situação de perigo.

Som de artilharia em MV: Onde as granadas antigas estão escondidas!

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, ocorreram mais de 260 operações imediatas do serviço de recuperação de munições em 2023. Granadas foram encontradas principalmente durante trabalhos de construção em locais como Mönchhagen e numa escola primária em Grevesmühlen, o que ilustra claramente os perigos que existem no subsolo. O Ministro do Interior, Christian Pegel (SPD), enfatizou claramente que milhares de toneladas de material de guerra das duas guerras mundiais estão armazenadas no estado, especialmente em florestas, campos e até no Mar Báltico. Baden-Württemberg, Hesse e outros estados federais também dependem dos seus serviços de eliminação de material bélico explosivo para lidar com este fardo.

O registo de engenhos explosivos lista actualmente 866 áreas contaminadas com uma dimensão total de 91.528 hectares, o que corresponde a cerca de 3,9% da área do país, não podendo ser descartadas áreas ameaçadas como portos e regiões costeiras. A situação é particularmente crítica em Rostock, na península de Wustrow, em torno de Peenemünde em Usedom e no sul de Schwerin, onde se registam as categorias de perigo mais elevadas. Cerca de 28.700 hectares de área florestal enquadram-se na categoria de perigo 4 mais elevada do registo de engenhos explosivos, uma séria preocupação para os residentes locais.

Os desafios da eliminação de munições explosivas

A eliminação de munições explosivas é uma questão estatal, embora em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental o serviço de recuperação de munições do escritório estatal para tarefas centrais e tecnologia da polícia seja responsável por isso. O governo federal arca com os custos das áreas de propriedade federal, enquanto o estado arca com os custos das demais áreas e pode reembolsar esses custos mediante solicitação ao governo federal. Segundo os ministros, no entanto, continua difícil fazer uma estimativa fiável da quantidade de munições ainda escondidas no solo. Quando assumiu a presidência do grupo de trabalho federal-estadual sobre eliminação de material bélico explosivo em 2025, as operações imediatas e as encomendas programadas tinham disparado; Em 2024, foram registadas 378 operações imediatas e 283 ordens planeadas para busca de engenhos explosivos.

Em toda a Alemanha, o Serviço de Eliminação de Artilharia Explosiva (KRD) tem a tarefa crucial de lidar com material bélico explosivo não contabilizado, a maior parte do qual foi produzido antes de 1945. Estes incluem, entre outras coisas, sobras de munições e bombas armazenadas indevidamente que vieram à luz nas últimas décadas. Os funcionários especializados do KRD não só lidam com a desativação, mas também com a eliminação de munições não detonadas. Isso mostra que em muitos estados federais o escopo das tarefas é variável e as respectivas responsabilidades podem variar muito dependendo de onde você está.

Um olhar para o futuro

O governo federal lançou um programa de emergência no valor de 100 milhões de euros para a recuperação de antigos depósitos de munições nos mares do Norte e Báltico. Um projecto-piloto para recuperar munições da Guerra Mundial ao largo de Boltenhagen foi iniciado em Agosto, a fim de identificar e eliminar os perigos das munições de guerra descartadas. Estão previstos mais 190 milhões de euros para a limpeza de propriedades federais contaminadas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Já estão previstos um total de 6,5 milhões de euros para a recuperação de munições em MV em 2025, para que os trabalhos possam avançar.

Desde 1990, 2.582 toneladas de munições foram recuperadas com sucesso durante várias operações de desminagem e 249 toneladas durante operações imediatas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. No entanto, o perigo é omnipresente – e por isso o trabalho dos serviços de eliminação de engenhos explosivos continua a ser de importância central para a segurança dos cidadãos. Especialmente porque um total de oito funcionários morreram durante as operações entre 2000 e 2010, esta área crítica continua a ser acompanhada com grande interesse pela mídia e pelo público.

Com o Centro Federal de Salvamento de Munições localizado em Rostock e o foco do trabalho de prevenção, é claro que os perigos representados por munições e armas antigas que não foram desativadas não devem ser subestimados. Cada dia conta para proteger a vida das pessoas e proteger o meio ambiente.