Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental depende de trens movidos a bateria: test drive bem-sucedido!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A ODEG testará trens movidos a bateria em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental a partir de 14 de julho de 2025. Está planejada a modernização em Parchim e a operação de ônibus ecologicamente correta.

ODEG testet ab 14.07.2025 Akku-Züge in Mecklenburg-Vorpommern. Modernisierung in Parchim und umweltfreundlicher Busbetrieb geplant.
A ODEG testará trens movidos a bateria em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental a partir de 14 de julho de 2025. Está planejada a modernização em Parchim e a operação de ônibus ecologicamente correta.

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental depende de trens movidos a bateria: test drive bem-sucedido!

Um novo vento sopra no transporte regional em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: a partir de 2027, a ODEG, a Ostdeutsche Eisenbahn GmbH, circulará pela área com 14 comboios movidos a bateria. O primeiro test drive destes veículos ecológicos, que não necessitam de linhas aéreas, ocorreu em 14 de julho de 2025. Isto dá continuidade a uma tendência que busca mais sustentabilidade, especialmente na Alemanha.

Os trens movidos a bateria têm autonomia de cerca de 80 quilômetros e oferecem uma excelente solução para regiões que atualmente não possuem eletrificação no transporte ferroviário. Os custos dos novos comboios ascendem a cerca de 98 milhões de euros, dos quais o governo federal contribui com 15 milhões de euros, como relata a NDR.

Um passo para o futuro

A mobilidade moderna no transporte ferroviário não só é facilitada pelo ODEG, mas também mais amiga do ambiente. A Deutsche Bahn também planeia utilizar os primeiros comboios eléctricos em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental a partir do final de 2026. Desta forma, as lacunas de electrificação no transporte regional vão sendo colmatadas aos poucos, reduzindo a dependência dos veículos a gasóleo.

A fim de promover a mudança para soluções de transporte mais ecológicas, a instalação de manutenção em Parchim está a ser remodelada. A capacidade aqui será triplicada e os custos de construção para a modernização ascenderão a impressionantes 18 milhões de euros, que também serão apoiados em parte por financiamento federal. De acordo com os planos, será celebrado um novo contrato de transporte entre o Estado e a ODEG, que apoiará exactamente este desenvolvimento.

O caminho para menos diesel

A Deutsche Bahn estabeleceu objectivos climáticos ainda mais ambiciosos: a empresa pretende tornar-se completamente neutra para o clima até 2040. Esta medida não se limita apenas aos transportes públicos locais; A República Federal reconheceu que são urgentemente necessárias alternativas sustentáveis ​​ao gasóleo. Soluções inovadoras, como trens movidos a bateria, conhecidos como Battery Electric Multiple Units (BEMU), são um passo importante na direção certa. Estes comboios serão equipados com acumuladores que poderão ser carregados em rotas com linhas aéreas e permitirão circular sem emissões em rotas não eletrificadas, desde que sejam alimentados por eletricidade verde, informa a Deutsche Bahn.

Depois da construção das primeiras “ilhas aéreas” perto de Kiel, estão também a surgir planos de electrificação noutros estados federais, como a Renânia-Palatinado e a região do Reno-Ruhr. Essas medidas podem resultar na economia anual de até 10 milhões de litros de diesel, conforme descrito em Carro da Empresa.

A ODEG e a Deutsche Bahn definiram o rumo e mostram que a política de transportes alemã está a avançar - e não apenas com alguns novos comboios, mas com uma verdadeira consciência do ambiente e da sustentabilidade. O transporte regional em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é apenas o começo.