Ação de graças tempestuosa: Wismar celebra a unidade da cidade e do país!
No festival estadual da colheita de 2025 em Wismar, a unidade da cidade e do país foi celebrada apesar do mau tempo.

Ação de graças tempestuosa: Wismar celebra a unidade da cidade e do país!
5 de outubro de 2025 foi uma data especial para o povo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, porque o festival estadual da colheita atraiu numerosos visitantes à cidade hanseática de Wismar e à ilha de Poel. As celebrações decorreram durante dois dias sob o lema “Unidade da cidade e do país”. O clima causou alguns desafios, mas não diminuiu o ânimo. O festival realizou-se no meio de uma tempestade chamada “Detlef”, que provocou vento e chuva, sobretudo no sábado, pelo que alguns pontos da programação tiveram de ser cancelados. Mesmo assim, o evento contou com um elevado número de visitantes que desfrutaram das atrações apesar das circunstâncias adversas.
O grande desfile de domingo, que passou pelo centro histórico da cidade de Wismar, foi particularmente impressionante. Mais de 95 carros alegóricos, incluindo veículos agrícolas novos e antigos, bem como vários clubes e bandas, atraíram a atenção. Devido ao clima instável no sábado, a programação da etapa teve que começar com várias horas de atraso e as partes foram canceladas em cima da hora. O Ministro da Agricultura, Till Backhaus, aproveitou a oportunidade para agradecer aos agricultores pelo seu trabalho durante um ano difícil, mesmo que a situação do mercado continue prejudicada pela queda dos preços. Cerca de 5 000 explorações agrícolas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão a enfrentar os desafios que o mercado traz consigo, ao mesmo tempo que registam uma colheita abundante nas estatísticas agrícolas.
Coroa de colheita e tradição
Um ponto alto da festa foi a apresentação da coroa da colheita, que foi amarrada pelas mulheres rurais em cerca de 200 horas de vários tipos de grãos, incluindo trigo, centeio e aveia. A primeira-ministra Manuela Schwesig (SPD) aceitou cerimoniosamente esta coroa tradicional, confirmando assim o símbolo da fertilidade do país. Em seu discurso, ela enfatizou o apoio contínuo do governo estadual à agricultura e à vida rural. Nesta ocasião, a bispa estadual Kristina Kühnbaum-Schmidt também combinou a expressão de gratidão com um apelo à responsabilidade e solidariedade entre o povo do estado.
O domingo começou com um serviço festivo de Ação de Graças na Igreja de São Nicolau, que homenageou a transição e as celebrações do feriado estadual de Ação de Graças. Embora alguns eventos planeados na ilha de Poel, incluindo as Olimpíadas dos Agricultores e a tradicional final de fogos de artifício, tenham sido cancelados devido ao clima, os presentes ainda tiveram a oportunidade de celebrar a cultura rural e os laços estreitos das pessoas da região.
Perspectivas para o futuro
Para o próximo ano de 2026, Grabow, no distrito de Ludwigslust-Parchim, foi anunciado como sede do 35º festival estadual da colheita. O agricultor Andrew Schlottmann apresentou uma aplicação inovadora que pretende ligar agricultores a quem procura emprego e, assim, representa mais um passo no futuro digital da agricultura. Estas e outras ideias fortalecem a comunidade local e promovem o intercâmbio entre a cidade e o campo, o que corresponde perfeitamente ao lema do festival.
Pode-se dizer que, apesar do clima instável e dos desafios colocados pela tempestade Detlef, o festival estadual da colheita foi um sucesso total e o povo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental manteve vivos os valores comuns de gratidão e coesão. Os organizadores e visitantes aguardam as comemorações do próximo ano com grande otimismo.
Para mais informações sobre os eventos e o festival de Ação de Graças deste ano, você pode ler a cobertura em NDR e n-tv leia. Você também pode conhecer a exposição de negócios agrícolas em Destatis informar.