Ação de graças tempestuosa: Wismar celebra a unidade da cidade e do país!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No festival estadual da colheita de 2025 em Wismar, a unidade da cidade e do país foi celebrada apesar do mau tempo.

Beim Landeserntedankfest 2025 in Wismar feierte man die Einheit von Stadt und Land trotz schlechten Wetters.
No festival estadual da colheita de 2025 em Wismar, a unidade da cidade e do país foi celebrada apesar do mau tempo.

Ação de graças tempestuosa: Wismar celebra a unidade da cidade e do país!

5 de outubro de 2025 foi uma data especial para o povo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, porque o festival estadual da colheita atraiu numerosos visitantes à cidade hanseática de Wismar e à ilha de Poel. As celebrações decorreram durante dois dias sob o lema “Unidade da cidade e do país”. O clima causou alguns desafios, mas não diminuiu o ânimo. O festival realizou-se no meio de uma tempestade chamada “Detlef”, que provocou vento e chuva, sobretudo no sábado, pelo que alguns pontos da programação tiveram de ser cancelados. Mesmo assim, o evento contou com um elevado número de visitantes que desfrutaram das atrações apesar das circunstâncias adversas.

O grande desfile de domingo, que passou pelo centro histórico da cidade de Wismar, foi particularmente impressionante. Mais de 95 carros alegóricos, incluindo veículos agrícolas novos e antigos, bem como vários clubes e bandas, atraíram a atenção. Devido ao clima instável no sábado, a programação da etapa teve que começar com várias horas de atraso e as partes foram canceladas em cima da hora. O Ministro da Agricultura, Till Backhaus, aproveitou a oportunidade para agradecer aos agricultores pelo seu trabalho durante um ano difícil, mesmo que a situação do mercado continue prejudicada pela queda dos preços. Cerca de 5 000 explorações agrícolas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão a enfrentar os desafios que o mercado traz consigo, ao mesmo tempo que registam uma colheita abundante nas estatísticas agrícolas.

Coroa de colheita e tradição

Um ponto alto da festa foi a apresentação da coroa da colheita, que foi amarrada pelas mulheres rurais em cerca de 200 horas de vários tipos de grãos, incluindo trigo, centeio e aveia. A primeira-ministra Manuela Schwesig (SPD) aceitou cerimoniosamente esta coroa tradicional, confirmando assim o símbolo da fertilidade do país. Em seu discurso, ela enfatizou o apoio contínuo do governo estadual à agricultura e à vida rural. Nesta ocasião, a bispa estadual Kristina Kühnbaum-Schmidt também combinou a expressão de gratidão com um apelo à responsabilidade e solidariedade entre o povo do estado.

O domingo começou com um serviço festivo de Ação de Graças na Igreja de São Nicolau, que homenageou a transição e as celebrações do feriado estadual de Ação de Graças. Embora alguns eventos planeados na ilha de Poel, incluindo as Olimpíadas dos Agricultores e a tradicional final de fogos de artifício, tenham sido cancelados devido ao clima, os presentes ainda tiveram a oportunidade de celebrar a cultura rural e os laços estreitos das pessoas da região.

Perspectivas para o futuro

Para o próximo ano de 2026, Grabow, no distrito de Ludwigslust-Parchim, foi anunciado como sede do 35º festival estadual da colheita. O agricultor Andrew Schlottmann apresentou uma aplicação inovadora que pretende ligar agricultores a quem procura emprego e, assim, representa mais um passo no futuro digital da agricultura. Estas e outras ideias fortalecem a comunidade local e promovem o intercâmbio entre a cidade e o campo, o que corresponde perfeitamente ao lema do festival.

Pode-se dizer que, apesar do clima instável e dos desafios colocados pela tempestade Detlef, o festival estadual da colheita foi um sucesso total e o povo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental manteve vivos os valores comuns de gratidão e coesão. Os organizadores e visitantes aguardam as comemorações do próximo ano com grande otimismo.

Para mais informações sobre os eventos e o festival de Ação de Graças deste ano, você pode ler a cobertura em NDR e n-tv leia. Você também pode conhecer a exposição de negócios agrícolas em Destatis informar.