Influenza aviária: os agricultores estão abatendo mais rápido do que nunca!
A gripe aviária H5N1 está se espalhando no distrito dos lagos de Mecklenburg. Saiba mais sobre as medidas atuais, áreas afetadas e dicas para avicultores.

Influenza aviária: os agricultores estão abatendo mais rápido do que nunca!
A indústria avícola enfrenta actualmente grandes desafios na região, à medida que o vírus altamente patogénico H5N1 se espalha rapidamente. Áreas restritas e de observação já foram criadas em partes de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Relatado sobre isso Correio do Norte.
The districts of Vorpommern-Greifswald, the Mecklenburg Lake District and Vorpommern-Rügen are particularly affected. Aqui, Silvia Ey, da Associação da Indústria Avícola de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, aconselha urgentemente os agricultores a abaterem as suas aves mais rapidamente, a fim de limitar o risco de infecção. Ansgar Schlingmann, um produtor de aves, já abateu centenas de frangos e os vende diretamente aos consumidores.
Situação atual dos avicultores
A gripe aviária está actualmente a propagar-se com grande intensidade na Alemanha, particularmente entre aves selvagens como os grous. De acordo com o Instituto Friedrich Loeffler (FLI), mais de 500 mil aves domésticas e selvagens já tiveram de ser mortas para combater o vírus, a fim de evitar que se propagasse ainda mais. Isto representa um grande risco, especialmente para os agricultores amadores e as pequenas empresas. Há também informações sobre os sintomas da infecção, como apatia e recusa de alimentação, dos quais os avicultores devem estar atentos. RND gravado.
Para evitar possíveis infecções, as autoridades têm recomendações claras para todos os proprietários de aves. Isto inclui observar os animais e informar imediatamente o consultório veterinário em caso de suspeita. Mesmo que atualmente não exista um requisito estável em toda a Alemanha, deve ser dada grande atenção à segurança, mesmo em regiões onde esta não é ordenada diretamente.
Os consumidores não precisam se preocupar
No entanto, está tudo certo para os consumidores que pretendem comprar gansos e patos antes do Natal: apesar da situação atual, não têm de se preocupar muito com o assado festivo. O nível de autossuficiência é atualmente baixo, o que significa que haverá ofertas suficientes. Por exemplo, Emanuel Reim, do Grüner Gänsehof, já abateu 500 gansos antecipadamente e os disponibilizou congelados na sua loja agrícola.
Com a chegada da época festiva, recomenda-se o apoio aos produtores avícolas regionais. Comprar ganso de São Martinho e pato de Natal localmente poderia ajudar muitas fazendas que sofrem com os desafios da gripe aviária. No entanto, as preocupações sobre a disponibilidade de carne e ovos de aves podem tranquilizar os consumidores, uma vez que a carne de aves preparada corretamente permanece segura acima dos 70 graus Celsius, disseram os especialistas. Isso proporciona um pouco de segurança em tempos turbulentos.
As próximas semanas serão cruciais para conter a propagação do vírus H5N1 e continuar a fornecer aos consumidores produtos avícolas frescos e saudáveis. Placas com informações sobre a gripe aviária já foram colocadas nos locais afetados para aumentar a conscientização sobre a situação e educar a população.