Nova vida para cidades do interior moribundas: ideias para MV em foco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Conceitos inovadores para revitalizar cidades vazias em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental são o foco de uma palestra da NDR em 10 de novembro de 2025.

Innovative Konzepte zur Revitalisierung leerstehender Innenstädte in Mecklenburg-Vorpommern stehen im Fokus eines NDR Talks am 10.11.2025.
Conceitos inovadores para revitalizar cidades vazias em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental são o foco de uma palestra da NDR em 10 de novembro de 2025.

Nova vida para cidades do interior moribundas: ideias para MV em foco!

As coisas não são fáceis para os centros das cidades de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. O declínio nas paisagens comerciais animadas é particularmente visível em cidades como Demmin e Anklam, onde várias lojas tiveram de fechar nos últimos anos. De acordo com um estudo recente realizado por Jan Nissen, que investiga na Universidade de Neubrandenburg, a função dos centros das cidades mudará fundamentalmente. Nissen é quando NDR Fale sobre as novas ideias para os centros das cidades, muitas vezes vazios.

Nissen acredita que no futuro não veremos mais locais predominantemente voltados para o consumidor nos centros das cidades. Pelo contrário, o foco deve estar no uso para o bem comum que promove o encontro, a cultura e a vida comunitária. “A sociedade urbana deve apropriar-se ativamente do espaço para fazer com que os centros das cidades voltem à vida”, diz Nissen. Estas mudanças poderiam ser iniciadas através de ações simples, como mercados de pulgas infantis ou torneios de futebol de rua.

Da vaga ao uso: a mudança é iminente

O varejo on-line e os shopping centers nos arredores da cidade provocaram uma grande mudança nas estruturas do centro da cidade. Para contrariar esta situação, foram lançadas iniciativas de utilização temporária em inúmeras cidades alemãs. Estes projetos visam utilizar ativamente os espaços vazios e, assim, aumentar a atratividade dos centros das cidades. O Federal criou uma rede de uso provisório, que foi lançada oficialmente em 1º de junho de 2023.

O objectivo desta rede é colocar em rede iniciativas de utilização temporária existentes e oferecer um ponto de contacto central para os interessados. O objectivo é fornecer respostas a questões organizacionais e jurídicas que muitas vezes representam um obstáculo à implementação de tais projectos. O intercâmbio sobre projetos de melhores práticas visa também promover o aumento da experiência dos atores e apoiar a transformação bem-sucedida dos centros das cidades.

Exemplos de conversões bem-sucedidas

O exemplo do “Open Mill” em Neubrandenburg mostra de forma impressionante como novos espaços habitacionais podem ser criados a partir de edifícios anteriormente vazios. Este local de evento em um antigo prédio de padaria já é valorizado como ponto de encontro da comunidade e representa a mutabilidade do interior das cidades. Algo semelhante está a acontecer em locais como Cottbus e Lüchow, onde salas vazias foram convertidas em oficinas de hobby, espaços de coworking e salas de ensaio.

Apesar das abordagens positivas, a conversão dos centros das cidades também pode causar conflitos. Nissen alerta para possíveis discussões sobre a planeada conversão de ruas em zonas pedonais ou a utilização de lojas vazias por iniciativas que promovam os direitos das minorias, o que muitas vezes pode levar a conflitos de vizinhança.

Por fim, Nissen sublinha que o futuro dos centros das cidades será um processo de negociação. Está em debate se estes locais devem tornar-se mais diversificados e animados, ou se devem permanecer no seu estado tradicional, o que poderá levar ao seu declínio ainda maior. No entanto, em Demmin, que actualmente luta contra a perda de importância, parece estar a emergir uma inversão de tendência.