Preços em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: aumentos moderados em junho de 2025!
Os preços no consumidor em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental aumentaram moderadamente, 1,7%, em junho de 2025. Uma visão geral da evolução atual da inflação.

Preços em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: aumentos moderados em junho de 2025!
Os preços no consumidor em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental aumentaram moderadamente 1,7% em junho de 2025, o que está abaixo da média nacional de 2,0%. Esta evolução deve-se principalmente aos preços mais baixos da electricidade e dos combustíveis, bem como à inflação moderada no sector alimentar, como n-tv.de relatado.
Os movimentos dos preços da energia são particularmente visíveis. Os preços do óleo de aquecimento e dos combustíveis caíram 5,3 por cento em comparação com o ano anterior, enquanto os preços da electricidade caíram 10,2 por cento e os preços do gás 4,3 por cento. Por outro lado, a espiral de preços do aquecimento urbano está a aumentar, tornando-se 4,8% mais cara. A situação com os alimentos é mista: em média, os preços aumentaram 2,1 por cento, com alguns produtos, como a manteiga e a carne bovina, também se tornando mais de 10 por cento mais caros. Os preços das frutas também aumentaram significativamente; Eles subiram 5,6%, enquanto o preço dos grãos de café subiu surpreendentes 26,5%.
Preços da energia e setor alimentar em foco
Um olhar mais atento ao sector alimentar revela uma dinâmica interessante. Embora os preços do peixe e dos vegetais estejam a cair, os preços ao consumidor do peixe fresco e de muitos alimentos básicos continuam a subir. Em contrapartida, os aumentos dos preços do vestuário são moderados e os preços do mobiliário e dos electrodomésticos permaneceram estáveis. Os serviços, por outro lado, aumentaram em média 3,4%, com o seguro automóvel a tornar-se 17,8% mais caro.
A taxa de inflação em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental tem flutuado muito nos últimos anos. Os cálculos mostram que o poder de compra do consumidor sofreu significativamente desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Em 2022, a taxa de inflação foi de 7,6 por cento, seguida de 6,4 por cento em 2023, ambas acima da média nacional. Parte desta evolução reflecte-se também nos actuais aumentos de preços.
Perspectivas e tendências
As perspectivas para os próximos meses são igualmente tensas. O A inflação em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental permanece elevada, e os preços ao consumidor foram, em média, 4,2% mais elevados em dezembro de 2023 do que no ano anterior. Contudo, a tendência não é uniforme; Enquanto os preços do gás aumentaram 29,9% e os preços da electricidade 21% em Dezembro, os preços do óleo para aquecimento caíram 15,6%.
Para o Banco Central Europeu (BCE), o combate à inflação é uma prioridade. Aumentou as taxas de juro para reduzir a inflação para um nível de médio prazo de 2,0 por cento. O objectivo é claro: a estabilidade de preços deve ser restaurada, o que também é de grande importância para os consumidores em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, onde a taxa de inflação atingiu o seu pico de 9,6 por cento em Novembro de 2022.
Isto torna ainda mais importante acompanhar de perto a evolução dos preços nos próximos meses. Os consumidores, as empresas e os analistas aguardam ansiosamente para ver como a situação se estabilizará e se o poder de compra dos consumidores poderá finalmente ganhar novamente impulso.