Digitalização na Alemanha: Hope vs. Fear - é assim que os cidadãos pensam!

Digitalização na Alemanha: Hope vs. Fear - é assim que os cidadãos pensam!

Rostock, Deutschland - Especialmente em um momento caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas, fica claro o quão importante é a compreensão e a participação no mundo digital. Um relatório atual do Rathaus Rostock para a participação digital na Alemanha, mostra que a maioria dos alemães é positiva em relação à digitalização, mas, ao mesmo tempo, também percebe preocupações e desafios significativos.

Como parte de um estudo realizado por ocasião do Dia Digital, 1.004 alemães com 16 anos ou mais deram informações interessantes sobre seus cenários para digitalização. 86 % dos entrevistados geralmente veem a digitalização positivamente. É particularmente digno de nota que 85 % das tecnologias digitais alemãs percebem na vida cotidiana. Mas onde há luz, muitas vezes também há sombra: 40 % se sentem sobrecarregados por dispositivos e aplicações digitais e 44 % têm medo de não ser capazes de seguir o desenvolvimento técnico.

ceticismo em relação à inteligência artificial

A pesquisa também abordou a atitude em relação à inteligência artificial. Enquanto 75 % consideram a IA como uma oportunidade, 24 % a vêem mais como uma ameaça para a sociedade. 61 % gostariam de uma discussão social sobre essa tecnologia. É emocionante que 49 % dos alemães querem aprender mais sobre inteligência artificial, o que indica que há um grande interesse, mas também são perceptíveis.

O ritmo da digitalização é outro ferro quente para muitos: 59 % sentem muito lento, enquanto 22 % o experimentam muito rapidamente. Certamente existem diferenças aqui regionalmente. Uma olhada nos dados demográficos mostra que a faixa etária de mais de 75 anos geralmente pertence ao grupo de entrevistados céticos, em que 47 % deles consideram o ritmo muito alto.

divisão digital na Alemanha

Outro ponto central é a percepção de uma divisão digital na Alemanha. 63 % dos entrevistados veem o país dividido como digitalmente. Este é um aumento em comparação aos anos anteriores e representa um desafio para a sociedade. 77 % dos pesquisados concordam que a falta de conhecimento de lidar com dispositivos e aplicativos digitais dificulta a vida cotidiana. Se você não pode fazer nada com as novas tecnologias, é cada vez mais difícil.

2030 O dia digital ocorrerá em 7 de junho de 2024, com cerca de 2.000 ações para promover a participação e as habilidades digitais. O ministro digital federal Dr. Volker Wissing abre o dia. Eventos como workshops, seminários e painéis de discussão sobre tópicos como o uso de dados e a IA devem abordar as pessoas e inspirar para o futuro digital.

Resta saber se essas iniciativas podem reduzir as preocupações da população. Definitivamente, parece importante que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento sobre tecnologias digitais, a fim de apoiar um desenvolvimento positivo na sociedade e superar uma lacuna digital.

Como você pode ver, a participação digital continuará sendo um tópico recorrente que afeta a todos e nos quais precisamos trabalhar juntos. Todos podem contribuir com sua parte para atender à mudança digital não apenas com o ceticismo, mas também com olhos abertos e uma aparência positiva.

Details
OrtRostock, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)