Comemoração em Rostock: Relembrando 87 anos após o pogrom de novembro
Evento comemorativo do pogrom de novembro de 1938 em Rostock em 10 de novembro de 2025, com discursos e contribuições musicais.

Comemoração em Rostock: Relembrando 87 anos após o pogrom de novembro
Em 27 de outubro de 2025, dentro de alguns dias, os terríveis acontecimentos do pogrom de novembro de 1938 serão lembrados em Rostock. Na noite de 9 para 10 de Novembro, há 87 anos, numerosas comunidades judaicas na Alemanha foram alvo de ataques brutais. Houve ações particularmente devastadoras em Rostock: a sinagoga na Augustenstrasse foi incendiada, o cemitério judeu em Lindenpark foi profanado e lojas e apartamentos de residentes judeus de Rostock foram devastados. Além disso, 64 residentes judeus de Rostock foram detidos sob custódia protetora e a vida cultural da cidade foi praticamente destruída como resultado da violência.
Para não deixar que este momento inesquecível e trágico da história seja esquecido, a prefeita Eva-Maria Kröger e o prefeito Dr. Heinrich Prophet participarão dos eventos memoriais em 10 de novembro de 2025. O serviço central acontecerá às 9h30 no cemitério judeu em Lindenpark, seguido de uma caminhada compartilhada até a estela memorial no antigo local da sinagoga na Augustenstrasse 101.
Eventos comemorativos e detalhes
O evento memorial começa às 10h e incluirá discursos do Rabino de Estado Yuriy Kadnykov e do Presidente da Cidadania, Dr. Para manter viva a memória das vítimas, os alunos da Escola Jenaplan lerão os nomes das vítimas da Shoah em Rostock. Esta importante comemoração é organizada em colaboração com a Casa Max Samuel, a Comunidade Judaica de Rostock e o diálogo inter-religioso.
Outro evento que chama a atenção é o evento memorial descentralizado “Sound of the Memorial Stones”, que acontecerá em 9 de novembro de 2025. Seis pedras memoriais em Rostock receberão pequenos concertos entre 17h45 e 17h45. e 18h15 e o evento será encerrado com apoio vocal da música iídiche “Dos Kelbl”. Além de Rostock, cidades como Bad Kösteritz, Gera, Jena, Naumburg, Schwaan e Weimar também participam nesta campanha memorial.
Contexto histórico do pogrom de novembro
O pogrom de Novembro representa um ponto de viragem na história alemã. Antes disso, a partir de 1933, existia uma discriminação sistemática contra a população judaica. O termo “Pogrom de Novembro” descreve as violações da lei e os actos de violência que foram organizados pelo NSDAP e pelas forças paramilitares e ocorreram com a aprovação da população civil. Até 1.406 sinagogas foram devastadas, mais de 7.500 lojas judaicas foram saqueadas e muitas pessoas foram mortas – acontecimentos drásticos que marcam a transição da discriminação para o terror aberto. O medo era omnipresente e a população judaica foi cada vez mais forçada a fugir, enquanto muitos outros simplesmente permaneceram presos na sua terra natal.
É da maior importância recordar estas devastações históricas e recordar as vítimas para garantir que tais atrocidades não se repitam. Os eventos memoriais em Rostock proporcionam uma oportunidade de união comunitária, aprender as lições do passado e defender um futuro mais pacífico.
Para mais informações sobre os eventos comemorativos e informações básicas, os interessados podem visitar o site Prefeitura de Rostock, Correio do Norte assim como Agência Federal de Educação Cívica visita.