Visão geral da qualidade do ar de Rostock: a poeira fina preocupa os cidadãos!
Dados atuais de qualidade do ar em Rostock em 12 de novembro de 2025: Informações sobre poeira fina, dióxido de nitrogênio e ozônio.

Visão geral da qualidade do ar de Rostock: a poeira fina preocupa os cidadãos!
Em Colônia, hoje, 12 de novembro de 2025, surge a questão de como é a qualidade do ar na cidade. Na estação de medição de Holbein-Platz em Rostock, os valores de poeira fina, ozônio e dióxido de nitrogênio estão sendo registrados para avaliar a qualidade do ar. Estes valores são importantes para todos os residentes de Colónia, especialmente em tempos em que as decisões amigas do ambiente e a sensibilização para a saúde estão na vanguarda.
Como relata o Ostsee-Zeitung, o valor limite para PM10, ou seja, as partículas finas de poeira por metro cúbico de ar são 50 partículas. Interessante saber: esse limite pode ser ultrapassado até 35 vezes por ano. Se a qualidade do ar for fraca, as pessoas particularmente sensíveis devem ter cuidado para evitar esforços físicos ao ar livre. Se o valor for muito mau aconselha-se a máxima cautela, enquanto que se o valor for bom as condições são as melhores para atividades ao ar livre.
Qualidade do ar e seus efeitos
A qualidade do ar é medida não apenas com base na poeira fina, mas também pela medição do dióxido de nitrogênio e do ozônio. Os valores-limite para o dióxido de azoto, por exemplo, são muito baixos, superiores a 200 μg/m³, o que dispara o alarme para as autoridades de saúde. Na UE, ocorrem anualmente cerca de 240 000 mortes prematuras que podem ser atribuídas às partículas. Uma indicação clara de que devemos nos preocupar com a qualidade do ar.
Como é exatamente isso em nossa região? Os valores mensuráveis são determinados em médias horárias e médias móveis diárias horárias, a fim de obter uma representação precisa da poluição atmosférica atual. De acordo com as medições atuais, que também são importantes para as empresas cosméticas e agrícolas, é importante verificar regularmente a evolução da qualidade do ar.
Poeira fina e fogos de artifício na véspera de Ano Novo
Um aspecto interessante é o papel dos fogos de artifício da véspera de Ano Novo na qualidade do ar. Estima-se que 1.500 toneladas de poeira fina sejam liberadas na véspera de Ano Novo, representando 75% da poluição total anual. Isto mostra que, apesar da discussão frequente sobre a poluição ambiental causada pelos fogos de artifício, a sua influência é bastante pequena em comparação com a poluição global. Porém, as minúsculas partículas liberadas pelos fogos de artifício são prejudiciais à saúde, o que deve ser levado em consideração no planejamento das comemorações.
As condições meteorológicas também desempenham um papel significativo: as condições meteorológicas de inversão podem agravar ainda mais a poluição por poeiras finas em áreas urbanas como Colónia. Resta saber como as condições climáticas afetarão a qualidade do ar no inverno e se os residentes de Colônia poderão continuar a desfrutar de um hálito puro e fresco. Se o povo de Colônia fará bons negócios com todos os tipos de festividades após os fogos de artifício da véspera de Ano Novo é outra questão.
No entanto, há esperança - quando a qualidade do ar é boa, é possível que todos possam estar ao ar livre e desfrutar da cidade, seja num passeio às margens do Reno ou numa visita tranquila ao mercado. Então vamos ficar alertas e cuidar do nosso espaço de convivência!