Schwerin: Policial chutado até ficar inconsciente durante a luta – duas prisões!
Um policial de 28 anos foi atacado durante uma operação em Schwerin e ficou inconsciente por um breve período. As investigações estão em andamento.

Schwerin: Policial chutado até ficar inconsciente durante a luta – duas prisões!
No sábado, 16 de junho de 2025, ocorreu um incidente preocupante em Schwerin, mais precisamente na Münzstrasse, que coloca em foco a segurança pública. Por volta das 2h, a polícia encontrou um grupo de 15 a 20 pessoas envolvidas em uma discussão. Durante a intervenção, um policial de 28 anos foi brutalmente atacado e perdeu brevemente a consciência. Isto é relatado por [NDR](https://www.ndr.de/nachrichten/mecklenburg-vorpommern/westmecklenburg/Schwerin-28-Jaehriger-Polizist-bei-Attack-wachtlos-tritt,mvregio Schwerin4394.html).
Ao prender um suspeito, o jovem policial foi atingido na cabeça por outro agressor. Ele recebeu ajuda de sua colega, uma policial de 27 anos que fez o possível para apoiar o companheiro, apesar de ter sido agredida. Destino semelhante aconteceu com outros dois policiais que também sofreram ferimentos durante a operação. O grupo se dispersou rapidamente após o incidente, mas a polícia conseguiu identificar e prender temporariamente dois suspeitos de 22 anos nas proximidades, que, no entanto, atacaram novamente os policiais durante a prisão. A polícia iniciou investigações sobre lesões corporais graves, resistência a agentes responsáveis pela aplicação da lei e ataques físicos.
Violência contra policiais
Este incidente não é isolado e faz parte de um desenvolvimento preocupante na Alemanha. Segundo a Polícia Criminal Federal, as estatísticas mostram um aumento nos ataques violentos contra policiais. Entre 2014 e 2023, foram registados numerosos casos pela polícia que se tornam cada vez mais perigosos para os agentes. O inquérito abrangente destaca a crescente vontade de usar a violência contra as forças de segurança e a necessidade urgente de medidas de protecção. Os dados estão disponíveis em Statista e documentam a evolução da criminalidade violenta na Alemanha.
Os últimos anos, em particular, revelaram uma tendência preocupante. O incidente em Schwerin é apenas mais um exemplo dos desafios que os policiais enfrentam todos os dias. As consequências jurídicas de tais ataques aos agentes responsáveis pela aplicação da lei também são draconianas. Uma decisão recente do BGH confirmou a gravidade de tais ataques e deixou claro que a resistência e os ataques físicos contra funcionários não podem ser tolerados. Num desses casos, um arguido foi condenado a três anos de prisão por lesões corporais graves e internado num hospital psiquiátrico. Isto foi documentado pela NWB, que também aponta as pequenas consequências que estes ataques podem ter para os próprios agentes.
Tendo em conta estas estatísticas e incidentes preocupantes, é evidente que a sociedade deve estar vigilante para garantir a segurança dos seus agentes responsáveis pela aplicação da lei. Cada um destes incidentes é um sinal de que é hora de pensar não apenas em punições para os perpetradores, mas também em como tornar o policiamento mais seguro.