Escândalo em torno de Lutz Müller: Conexões com a extrema rede certa?

Lutz Müller könnte Inspekteur der Landespolizei in MV werden, während rechtsextreme Straftaten in Schwerin zunehmen.
Lutz Müller pode se tornar um inspetor da polícia estadual em MV, enquanto os crimes extremistas de Schwerin aumentam. (Symbolbild/NAG)

Escândalo em torno de Lutz Müller: Conexões com a extrema rede certa?

Banzkow, Deutschland - Na Pomerânia de Mecklenburg-Western, o ar está ficando mais magro para a polícia estadual. Lutz Müller, marido de Birgit Hesse, presidente da Landtag do SPD, poderia se tornar o novo inspetor da polícia estadual. No entanto, Müller, que atualmente está liderando a polícia de proteção de água e ex -chefe das unidades de elite no escritório de polícia criminal do estado (LKA), está à sombra de uma série de escândalos. Sob sua supervisão, o caso em torno da rede extremista de direita Nordkreuz, que está conectada a roubos de munição por funcionários do SEK, ficou conhecida, relata o Michael Noetzel, Müller, não levou referências à atitude de um funcionário. Essa acusação não é coincidência: uma comissão de especialistas externos, liderada por Heinz Fromm, também encontrou um fracasso de liderança que também afeta Müller. O líder do Grupo Parlamentar da AFD, Nikolaus Kramer, expressou preocupações sobre o possível nepotismo, mas ao mesmo tempo estimou Müller como uma pessoa integrei. Um Zwickmühle para Müller, que até agora não respondeu a perguntas do jornal Ostsee. A Escritório de Imprensa da Polícia de Proteção à Água apenas confirmou o recebimento das consultas.

Extremismo direito em foco

Mas os desafios que a polícia está enfrentando vão muito além dos problemas de pessoal interno. O aumento dos extremistas de direita na Pomerania de Mecklenburg-Western é alarmante. Até o final de novembro de 2024, foram registrados 1.879 ofensas, o que corresponde a um aumento de cerca de 66 % em comparação com 2023. Isso é particularmente significativo em comparação com um aumento nacional de 17 %. Segundo o ministro do Interior, Christian Pegel (SPD), essa tendência é preocupante e ele pede uma clara rejeição social do extremismo de direita. O Noetzel também enfatiza a necessidade de aplicação da lei consistente contra a violência de direita e vê partes do AFD como o principal responsável por esse aumento, como NDR relatado.

Erupções cutâneas particularmente dramáticas são mostradas no número de violência à direita: 79 ofensas foram registradas em 2023, no ano anterior foi 81. Um centro de conselhos relatado na primeira metade de 2024 de 89 ataques corretos. As forças democráticas enfrentam um sério desafio aqui.

Um caso específico de Banzkow

Mas também muito específico, o problema na vila de Banzkow, ao sul de Schwerin, onde é suspeito de um policial, adquiriu munição ilegal do LKA para um grupo extremista direito. Este grupo pertence à chamada cena de prepper, que está se preparando para as crises e o colapso da ordem do estado. No decorrer de um uso especial da LKA, mais de 10.000 rodadas de munição foram garantidas. Nesse contexto, o escritório do promotor público de Schwerin e um ex-funcionário público da LKA adotaram custódia, como o

As observações e desenvolvimentos mostram que há um problema sério com o extremismo de direita na Pomerania de Mecklenburg-Western, que deve ser abordada imediatamente.

Details
OrtBanzkow, Deutschland
Quellen