Greifswald dá as boas-vindas a 1.500 novos alunos: um semestre cheio de oportunidades!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 13 de outubro de 2025, 1.500 novos alunos serão matriculados em Greifswald, incluindo muitos de outros estados federais e do exterior.

Am 13. Oktober 2025 werden in Greifswald 1.500 neue Studierende immatrikuliert, darunter viele aus anderen Bundesländern und dem Ausland.
Em 13 de outubro de 2025, 1.500 novos alunos serão matriculados em Greifswald, incluindo muitos de outros estados federais e do exterior.

Greifswald dá as boas-vindas a 1.500 novos alunos: um semestre cheio de oportunidades!

As coisas estão ficando agitadas novamente em Greifswald: na segunda-feira, 13 de outubro de 2025, a universidade receberá cerca de 1.500 novos alunos. Tradicionalmente, a matrícula cerimonial ocorre na impressionante Catedral de Greifswald, que para muitos estudantes não é apenas um local de aprendizagem, mas também de inspiração. Cerca de 60% dos novos rostos vêm de outros estados federais, enquanto cerca de um terço vem da própria região de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A nível internacional também será colorido, uma vez que dez por cento dos novos estudantes vieram de mais de 50 países, o que sublinha o talento multicultural da universidade. A NDR já examinou esses números detalhadamente.

No entanto, o momento emocionante da matrícula ocorre durante uma fase desafiadora para as universidades de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Uma análise do número atual de estudantes mostra que o declínio nas matrículas continua. Alto Espelho educacional O estado registrou uma queda de 3,4% no semestre de inverno 2023/24 em relação ao ano anterior, o que significa 1.299 alunos a menos. As escolas técnicas de Neubrandenburg, Wismar e Stralsund, que têm menos 898 alunos, são particularmente afetadas.

Cursos populares e uma tendência estável

No entanto, a Universidade de Greifswald manteve a sua popularidade em certas disciplinas. Os assuntos populares continuam a ser medicina, direito, administração de empresas e ensino. As inscrições em cursos de admissão aberta são possíveis até ao final de outubro, o que dá aos futuros alunos alguma margem de manobra para tomarem a sua decisão. Além disso, a partir do próximo ano, o curso de formação de professores será mais orientado para a prática, de acordo com a nova lei de formação de professores, para que os futuros professores estejam mais bem preparados para os seus desafios profissionais.

No total, cerca de 9.600 alunos estão matriculados na Universidade de Greifswald. Com uma matrícula estável de cerca de 1.500 calouros nos últimos anos, pode-se pensar que a situação não é muito crítica. Mas a tendência decrescente mostra que as universidades da região enfrentam grandes desafios, como mostra o fosso educativo. No ano de exames de 2023, 6.711 alunos concluíram os estudos com aproveitamento, o que representa um ligeiro aumento de 1,0 por cento.

Conclusão e perspectivas

Greifswald não é conhecida apenas pela sua universidade, mas também como a casa do pintor Caspar David Friedrich. De acordo com os resultados atuais, a cidade ainda pode olhar para trás e ver uma paisagem universitária próspera, com uma ampla gama de ofertas. No entanto, as universidades necessitam urgentemente de encontrar novas formas de manter o número de estudantes estável e talvez até de aumentá-lo novamente. Continua a ser emocionante ver como a situação irá evoluir nos próximos anos. A oportunidade de se inscrever em cursos com inscrições abertas até ao final de outubro oferece aos novos alunos um grande potencial para moldar ativamente o seu percurso educativo.

Mais informações sobre a situação atual dos estudantes em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental também estão disponíveis Estatista encontrar.