Uma em cada quatro pessoas em VM com mais de 75 anos sofre de osteoporose - é tão perigoso!
A osteoporose afeta uma em cada quatro mulheres com mais de 75 anos na Pomerânia Ocidental-Greifswald. O diagnóstico precoce é crucial para a saúde.

Uma em cada quatro pessoas em VM com mais de 75 anos sofre de osteoporose - é tão perigoso!
A osteoporose é um problema que ganha cada vez mais destaque, especialmente entre mulheres com mais de 75 anos de idade. Os números mais recentes mostram que uma em cada quatro mulheres nesta faixa etária em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é afectada pela osteoporose. O AOK relata que a doença é uma doença grave e generalizada no país, com uma incidência particularmente elevada na Pomerânia Ocidental-Greifswald, onde são afectados impressionantes 5,4 em cada 100 residentes.
Em contraste, a incidência mais baixa no noroeste de Mecklemburgo é de 4 em 100. No geral, em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, cerca de 4,8 por cento da população sofre de osteoporose, o que corresponde a cerca de 54.000 pessoas. O que torna as estatísticas ainda mais entusiasmantes: a frequência da doença em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental excede a média nacional em um quinto, enquanto em Hamburgo apenas 2,9 por cento são afectados e na Saxónia-Anhalt a taxa é de 5,8 por cento.
Fatores de risco e diagnóstico
Mas o que é realmente a osteoporose? É uma condição crônica, também conhecida como perda óssea, que resulta em ossos porosos que podem quebrar facilmente. As mulheres são afetadas com muito mais frequência do que os homens. No entanto, o número de casos não notificados é elevado porque muitas das pessoas afetadas nada sabem sobre a sua doença, uma vez que esta geralmente não apresenta sintomas no início. Isto significa que se perde um tempo valioso para combatê-lo precocemente e prevenir consequências graves, como ossos quebrados ou perda de qualidade de vida.
Segundo o BFO, a medição da densidade óssea por DXA é o melhor método para detectar a doença. Este exame deve ser recomendado para mulheres com idade em torno de 50 anos e homens com 70 anos ou mais, mesmo sem motivos específicos de suspeita. Além disso, amostras de sangue e, se necessário, amostras de urina podem fornecer informações valiosas. Um questionário específico pode fornecer pistas iniciais sobre se um exame é aconselhável.
Um pedido de precaução
Não é apenas importante reconhecer a osteoporose, mas também tomar medidas activas contra ela. Embora a doença seja crônica, é facilmente tratável. Uma acção precoce e consistente é a chave para evitar fases tardias. Os grupos de auto-ajuda podem ajudar a transmitir segurança e competência pessoal, o que pode ser particularmente valioso para as pessoas afectadas.
O AOK tem cerca de 370.000 segurados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e atribui grande importância em apontar os riscos e a necessidade de exames preventivos. Ao mesmo tempo, parece que as diferenças regionais, tais como a maior incidência da doença em áreas com maior proporção de fumadores, são importantes. Foi comprovado que fumar tem um efeito prejudicial no metabolismo ósseo, razão pela qual é altamente recomendável parar de fumar.
No geral, a osteoporose é uma doença que requer atenção, principalmente em mulheres mais velhas. A informação e os cuidados de saúde são cruciais para combater esta doença generalizada. O BFO sublinha a importância de educar a população sobre as doenças e a sua prevenção para que mais pessoas conheçam o estado da sua saúde óssea e possam agir precocemente.
Para obter mais detalhes sobre os riscos e como lidar com a osteoporose, dê uma olhada na reportagem da n-tv e nas informações de BFO. Aumentar a conscientização é o primeiro passo para superarmos esse desafio juntos.