Surto de gripe aviária em Toldijk: 5.000 aves mortas! Segurança em risco?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Surto de gripe aviária em Toldijk: 5.000 aves mortas para conter o vírus; as explorações avícolas na Alemanha também são afectadas.

Vogelgrippe-Ausbruch in Toldijk: 5.000 Vögel getötet zur Eindämmung des Virus, betroffen sind auch Geflügelfarmen in Deutschland.
Surto de gripe aviária em Toldijk: 5.000 aves mortas para conter o vírus; as explorações avícolas na Alemanha também são afectadas.

Surto de gripe aviária em Toldijk: 5.000 aves mortas! Segurança em risco?

A gripe aviária foi detectada no município de Bronckhorst, especificamente em uma fazenda de faisões em Toldijk, em 28 de outubro de 2025. Alto animal-health-online.de Cerca de 5.000 aves têm de ser mortas nesta exploração para impedir que o vírus se espalhe ainda mais. Esta medida é ordenada pela Autoridade Holandesa para a Segurança de Alimentos e Produtos (NVWA).

Curiosamente, não existem outras explorações avícolas na zona de 3 km do local infectado. No entanto, a quinta está dentro de uma zona de 10 km que foi criada em 24 de Outubro devido a um surto anterior de aves num agricultor amador em Hummelo. Esta zona de 10 km resulta em 22 granjas comerciais adicionais que também precisam ser colocadas em segurança.

Medidas de proteção urgentes

A situação é crítica porque a gripe aviária também se está a espalhar rapidamente na Alemanha. O Ministro Federal da Agricultura, Alois Rainer, chama a atenção para o facto de serem necessárias medidas de protecção acrescidas para proteger os animais e, em última análise, também a agricultura. Em Baden-Württemberg, 15.000 animais foram mortos recentemente numa exploração avícola, enquanto no norte de Brandeburgo foram recuperados mais de 1.000 grous mortos, também afectados pelo vírus. Alto tagesschau.de Estima-se que cerca de 2.000 grous morreram de gripe aviária.

Só em Outubro, foram registados 17 surtos em explorações avícolas, o que é um número alarmante. Tendo em conta estes desenvolvimentos, o Ministério Federal é forçado a apresentar um pedido à UE para aumentar o limite máximo para pagamentos de indemnizações de 50 euros para até 110 euros. O risco de novos surtos foi elevado para “alto” pelo Instituto Friedrich Loeffler.

Medidas de precaução para a população

Um ponto positivo é que a população atualmente não corre um risco particularmente elevado de doenças graves, como tagesschau.de relatado. No entanto, as autoridades apelam às pessoas para evitarem o contacto com aves mortas e reportarem imediatamente qualquer descoberta. A vacinação contra a gripe sazonal é recomendada, especialmente para pessoas que têm contacto frequente com aves, para prevenir possíveis infecções duplas.

A situação em torno da gripe aviária permanece tensa. A situação poderá agravar-se ainda mais com a migração das aves no outono, razão pela qual é necessário o cumprimento estrito das regras de higiene por parte dos criadores de aves e uma maior vigilância quando se lida com aves selvagens.