Promotores estão recorrendo de sentença branda para motoristas de conversíveis

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Julgamento de acidente conversível em Rügen: diz-se que um homem de 47 anos bateu intencionalmente em um garoto de 13 anos. Recurso contra multa.

Prozess um Cabrio-Unfall auf Rügen: 47-Jähriger soll 13-Jährigen absichtlich angefahren haben. Berufung gegen Geldstrafe.
Julgamento de acidente conversível em Rügen: diz-se que um homem de 47 anos bateu intencionalmente em um garoto de 13 anos. Recurso contra multa.

Promotores estão recorrendo de sentença branda para motoristas de conversíveis

Os tribunais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão atualmente a lidar com um incidente grave. Um motorista de conversível de 47 anos que atropelou um menino de 13 anos em Prora em agosto passado está novamente em foco depois que o Ministério Público de Stralsund recorreu de uma decisão do tribunal distrital de Bergen. De acordo com NDR, o homem foi condenado a uma multa de 12.000 euros e à revogação da carta de condução por um ano e meio, mas o Ministério Público considera esta sentença insuficiente e também duvida da credibilidade dos depoimentos das testemunhas.

O incidente, ocorrido em 14 de agosto, deixa muitas questões sem resposta. O menino viajava com colegas de classe e teria provocado o motorista antes. O motorista do conversível então se virou e acelerou em direção ao menino em alta velocidade. Na colisão, o estudante sofreu grave traumatismo cranioencefálico e múltiplos ferimentos e foi levado ao hospital em um helicóptero de resgate. No entanto, ele foi libertado alguns dias depois, conforme relatado por buten un binnen.

Um novo julgamento está pendente

O caso está agora a ser julgado novamente no Tribunal Regional de Stralsund, onde os juízes têm a opção de confirmar, reduzir ou aumentar a pena. A data ainda não foi definida e permanece incerto se as testemunhas serão obrigadas a depor novamente. O motorista negou as acusações de ação intencional, o que é respaldado por laudo técnico - o que não pôde comprovar qualquer intenção deliberada.

A investigação policial permitiu identificar o proprietário do veículo, natural da ilha de Rügen. A revista do veículo para encontrar mais provas também fez parte dos esforços da promotoria para esclarecer se o proprietário estava realmente ao volante quando o incidente ocorreu.

Um olhar sobre a criminalidade juvenil

Este incidente insere-se num contexto mais amplo em que a discussão sobre a criminalidade juvenil na Alemanha está a intensificar-se. Estudos mostram que a violência juvenil atingiu níveis preocupantes. Em 2024, ocorreram cerca de 13.800 casos de criminalidade juvenil – mais do que o dobro de 2016, como observa o Statista. O menor declínio (cerca de 6 por cento) no número de jovens suspeitos em geral deixa claro que as medidas preventivas e as ofertas de ajuda aos jovens são mais necessárias do que nunca.

O que é particularmente digno de nota é a forte proporção masculina entre os suspeitos: quase três quartos deste grupo são homens, o que é uma indicação de ligações e estruturas sociais mais profundas. O aumento da violência juvenil pode ser atribuído, entre outras coisas, ao estresse psicológico decorrente das medidas Corona, segundo a Polícia Criminal Federal (BKA).

Resta saber como o novo julgamento irá afectar o resultado desta trágica história e que medidas serão tomadas para prevenir tais incidentes no futuro. No entanto, uma coisa é clara: há algo a acontecer e a sociedade é chamada a não desistir da prevenção.