Sustentabilidade em perigo: as crises da Alemanha são dramáticas prósperas
Sustentabilidade em perigo: as crises da Alemanha são dramáticas prósperas
Deutschland - Um novo estudo do Instituto de Macroeconomia e Pesquisa Econômica (IMK) revela os desafios que a Alemanha enfrenta em relação à prosperidade e sustentabilidade. De acordo com a investigação do Prof. Dr. Fabian Lindner e o Prof. Dr. Anita Tiefensee, tiveram sérios efeitos negativos no desenvolvimento sustentável do país nos últimos anos. Between 2020 and 2024 only a few sustainability goals were achieved, and state anti-crisis policy prevented worse consequences, but massive public investments are absolutely necessary to improve the Situation, reports boeckler.de .
O estudo analisa 15 indicadores centrais de política econômica, financeira, sustentabilidade social e ecológica e mostra que o consumo privado foi 1,3 % menor per capita per capita do que em 2019. O produto interno bruto (PIB) é estimado para 2024 em apenas 0,3 % acima do nível de 2019, enquanto uma queda de 1,6 % é esperada para a capita. Estes são desenvolvimentos preocupantes, também contra os antecedentes do aumento dos preços da energia, taxas de juros mais altas e exportações em declínio para a China que inibem a recuperação econômica.
Condições econômicas e suas consequências
A taxa de emprego estava 81,1 % acima do nível de pré -crise em 2024 e foi apoiada por trabalhos de tempo curto. No entanto, existem tendências alarmantes. A taxa de inflação foi de 2,5 %em 2024, que está acima do valor alvo do Banco Central Europeu. Além disso, a conta corrente registrou um superávit de 5,8 % do PIB, que está logo abaixo do valor máximo permitido.
Os déficits estruturais do estado de 1,4 % acima do limite da UE de 0,5 % exigem reformas urgentes, como a reforma do freio de dívida e o fundo de infraestrutura do governo federal. Isso poderia oferecer oportunidades de estabilização. No contexto da justiça social, pode -se afirmar que a proporção da inferioridade de 2023 da pobreza foi de 16,6 %, o que também está acima do valor alvo definido.
desafios ecológicos e progresso
Um aspecto particularmente decisivo do estudo são os objetivos climáticos. Apesar de um declínio nas emissões de gases de efeito estufa em 47,6 % em comparação com 1990, essas reduções são em parte devido à crise. O consumo de energia primária caiu 17,8 % desde 2019, enquanto a proporção de energias renováveis no consumo final de energia aumentou de 17,3 % para 22,4 %. No entanto, esse progresso ainda não é suficiente para atingir os ambiciosos objetivos climáticos, que foram formulados como parte da estratégia de sustentabilidade alemã, que também é voltada para as metas de sustentabilidade da ONU até 2030, explica sustentabilidade. . Nas últimas décadas, a Alemanha tomou medidas notáveis para melhorar a política ambiental, desde a fundação da Agência Federal Ambiental em 1974 até a introdução de uma estratégia alemã de desenvolvimento sustentável em 2001. Essas medidas descrevem os princípios da política ambiental alemã, que são baseados na pensão, causa, cooperação e ônus. Eles permitem uma melhoria contínua da situação ambiental, mas ainda são moldados por desafios.
A necessidade de investimentos de longo prazo e uma estratégia holística para melhorar a situação social e ecológica está se tornando cada vez mais clara. Para atingir os objetivos desejados e garantir um futuro sustentável, são essenciais mudanças substanciais na política econômica e social.
Details | |
---|---|
Ort | Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)