Acidentes de tombamento nas estradas: Como se proteger ao transportar tratores!
Os acidentes envolvendo veículos agrícolas estão aumentando. A segurança é crucial no transporte de cargas que correm o risco de tombar.

Acidentes de tombamento nas estradas: Como se proteger ao transportar tratores!
O que está acontecendo nas ruas rurais ao redor de Colônia? Um acidente recente destaca os perigos do transporte agrícola. Duas pessoas ficaram feridas quando um trator com reboque carregado capotou. De acordo com agrarheute.com, o incidente aconteceu em um curto trecho entre o campo e a fazenda, onde esses acidentes ocorrem com frequência. A razão para isto não reside apenas nos condutores, mas também nas cargas sobredimensionadas e nas condições especiais sob as quais as máquinas agrícolas são operadas.
Os tratores e seus reboques costumam estar muito carregados, como grãos ou fardos de feno, e isso significa que têm um centro de gravidade elevado. Isso os torna instáveis ao descer ladeiras ou fazer mudanças rápidas de direção. Principalmente em curvas, a força centrífuga pode fazer com que o equilíbrio entre o pneu e a superfície seja ultrapassado. Se o trailer começar a balançar em terreno irregular, a estabilidade será prejudicada; Vibrações descontroladas podem facilmente fazer com que o trailer tombe.
Perigo de tombamento devido ao manuseio incorreto
Mas como esses acidentes podem ser evitados? De acordo com hundredprozent.bghw.de, todos os envolvidos na cadeia de transporte, ou seja, fabricantes, revendedores e operadores, são responsáveis pela segurança. Idealmente, começa pela embalagem, onde a escolha das paletes certas e a fixação da carga são cruciais. Paletes demasiado estreitas para mercadorias que correm o risco de tombar podem levar rapidamente a situações inseguras. Uma recomendação interessante: transfira as mercadorias para paletes maiores e fixe-as ao camião com cintas tensoras.
Além disso, devem ser utilizados meios técnicos adequados, como carrinhos de transporte ou empilhadores com acessórios, para aumentar a segurança durante o transporte. Por último, mas não menos importante, a formação do pessoal é de grande importância; Todos os funcionários devem ser orientados sobre o manuseio seguro, a fim de minimizar o risco de acidentes.
Fique de olho nas regulamentações legais
O quadro jurídico não pode ser negligenciado. De acordo com gib-acht-im-verkehr.de, os veículos agrícolas e florestais devem cumprir as regras de trânsito. No entanto, as condições especiais de funcionamento na agricultura exigem frequentemente a mudança de equipamento e regulamentos de segurança especiais. Motoristas e proprietários devem estar sempre atentos a possíveis defeitos técnicos – principalmente de iluminação, freios, direção e pneus, para minimizar o risco de acidentes.
Globalmente, deve aumentar-se a sensibilização para os riscos associados ao transporte de produtos agrícolas. Incidentes como este mostram que são urgentemente necessárias ações rápidas e um comportamento responsável em todas as frentes para evitar acidentes trágicos no futuro. Fique seguro nas estradas e esteja atento ao seu entorno!