Cochstedt: A cidade depende da defesa dos drones – segurança para todos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Saxónia-Anhalt, estão a ser realizadas pesquisas em Cochstedt sobre defesas inovadoras contra drones, a fim de detectar e combater eficientemente ameaças à segurança.

In Sachsen-Anhalt wird in Cochstedt an innovativer Drohnenabwehr geforscht, um Sicherheitsbedrohungen effizient zu erkennen und zu bekämpfen.
Na Saxónia-Anhalt, estão a ser realizadas pesquisas em Cochstedt sobre defesas inovadoras contra drones, a fim de detectar e combater eficientemente ameaças à segurança.

Cochstedt: A cidade depende da defesa dos drones – segurança para todos!

No coração do distrito de Salzland, na Saxónia-Anhalt, mais precisamente no Centro Nacional de Drones em Cochstedt, estão a ser realizadas pesquisas intensivas em tecnologias de defesa de drones. Numa altura em que os drones se tornam cada vez mais um risco em grandes eventos ou perto de infraestruturas críticas, esta investigação é mais importante do que nunca. A situação de segurança na Europa está a deteriorar-se, especialmente devido a avistamentos em aeroportos e bases militares. Este desenvolvimento torna os ambiciosos projectos em Cochstedt ainda mais úteis. O MDR relata que o objetivo dos pesquisadores é localizar drones inimigos em um estágio inicial, rastreá-los e, se necessário, torná-los inofensivos.

Doze institutos do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) estão envolvidos no projeto “Custodian”, que busca uma abordagem inovadora para a defesa de drones. Daniel Süllberg, gerente da obra, apresentou algumas das tecnologias desenvolvidas. Isso inclui, entre outras coisas, um sistema óptico de vigilância e radar que pode marcar drones usando lasers, bem como sistemas com câmeras infravermelhas e de imagem térmica que serão usadas para rastrear objetos voadores rápidos. O equipamento também inclui um drone caçador para rastreamento direcionado e queda de drones inimigos. Tudo isso pensando na segurança do meio ambiente, que é sempre nossa principal prioridade.

Métodos inovadores de defesa

Em Cochstedt, tal defesa é organizada em três etapas. Primeiro, o drone ou um enxame de drones é detectado. Um centro de situação avalia então a situação para decidir e implementar contramedidas adequadas. As tecnologias utilizadas também incluem sinais de interferência que podem impedir que os drones inimigos continuem o seu voo. Outra opção são os drones interceptadores que interceptam diretamente os drones inimigos, o que se mostrou promissor nos primeiros testes.

O Rádio SAW sublinha que a situação na Europa, em particular, contribui para a urgência desta investigação. Relatos de testemunhas sobre voos não autorizados de drones, como o recente na Dinamarca, reflectem uma situação de segurança tensa. Os testes em Cochstedt não são, portanto, apenas importantes a nível local, mas também podem dar um contributo valioso para a segurança do espaço aéreo europeu.

Ideal para testes: Cochstedt

Cochstedt é considerado um local de teste ideal. O antigo aeroporto oferece as condições necessárias para uma série abrangente de testes, mesmo que estes por vezes falhem. Os cuidados de segurança no local estão garantidos e até o momento não houve tentativas ou incidentes de espionagem. O National Drone Center existe desde 2021 e não planeja apenas projetos relacionados à segurança. Projetos civis de drones, como o uso para transporte médico ou entrega de encomendas, também estão na agenda.

No geral, mostra que a investigação em Cochstedt não só desenvolve soluções inovadoras para a defesa contra os drones, mas também representa um passo importante para um futuro mais seguro. O empenho dos investigadores poderá, portanto, ser de grande importância não só para a Alemanha, mas para toda a Europa.