Juntos pela floresta: 5.500 árvores plantadas nas montanhas Harz!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 25 de outubro de 2025, 130 voluntários em Braunlage plantarão 5.500 árvores para preservar os ecossistemas nas montanhas Harz.

Am 25.10.2025 pflanzen 130 Freiwillige in Braunlage 5.500 Bäume für den Erhalt der Ökosysteme im Harz.
No dia 25 de outubro de 2025, 130 voluntários em Braunlage plantarão 5.500 árvores para preservar os ecossistemas nas montanhas Harz.

Juntos pela floresta: 5.500 árvores plantadas nas montanhas Harz!

No dia 25 de outubro de 2025, ocorreu uma importante campanha de plantio em Braunlage, distrito de Goslar, na bela região de Harz. Por ocasião do 35º aniversário do projeto florestal de montanha, cerca de 130 voluntários reuniram-se para apoiar ativamente as florestas da região. Plantaram cerca de 5.500 árvores nativas, incluindo carvalhos, tílias de inverno e carpas, que não só enriquecem a paisagem, mas também ajudam a estabilizar os ecossistemas.

O Ministro do Ambiente, Christian Meyer (Verdes), elogiou as actividades dos cidadãos empenhados e referiu-se às pesadas perdas que foram registadas nos abetos nos últimos anos devido a tempestades, secas e pragas como o escaravelho. De acordo com o chefe do departamento florestal, Stefan Fenner, a perda em sua área é de impressionantes 7.700 hectares de floresta de abetos. Estes números ilustram a necessidade urgente de acção para projectos de reflorestação.

Estratégias de reflorestamento sustentável

O projecto florestal de montanha na Baixa Saxónia estabeleceu como objectivo plantar um total de 800.000 árvores nos últimos 35 anos. Isto é feito não só através de campanhas de plantação individuais, mas também através da renaturalização de 25 quilómetros de ribeiras e da reumidificação de dez hectares de charnecas. Estas medidas são cruciais para promover a biodiversidade e tornar as florestas mais resilientes, para que possam resistir melhor aos desafios das alterações climáticas.

Envolver as comunidades em projectos como o projecto da floresta de montanha e outras iniciativas é fundamental para a protecção das florestas. O guarda-florestal Alexander Nebhuth, por exemplo, também utilizou métodos inovadores ao reflorestar clareiras, a fim de obter uma maior proporção de agulhas e, ao mesmo tempo, promover populações decíduas. Ele conta com uma mistura de métodos florestais modernos e tradicionais.

Desafios globais

Mas as florestas não estão sob pressão apenas na Alemanha. Em todo o mundo, a área florestal diminui cerca de 10 milhões de hectares todos os anos – uma área maior que a da Islândia. As principais causas da desflorestação incluem a conversão em terras agrícolas e actividades mineiras ilegais. Os efeitos são dramáticos: perdem-se habitats, liberta-se carbono e degradam-se os solos.

É necessária uma abordagem holística para superar estes desafios, incluindo a promoção de florestas mistas e da gestão natural. Iniciativas como o projecto florestal de montanha mostram que é possível promover a protecção ambiental através de esforços conjuntos e, ao mesmo tempo, reforçar a coesão social.

Em Braunlage, não só estão a ser plantadas plantas, como também está a ser integrado um parque de aventuras na floresta, o que certamente fará as delícias das gerações mais jovens e fortalecerá a sua ligação à natureza. Esses projetos são financiados por meio de subvenções federais e estaduais para garantir a biodiversidade e a saúde das florestas.

Como podem ver, os projetos de reflorestação são uma componente importante na luta contra a crise climática e da biodiversidade. E quando estão enraizados localmente, têm o potencial não só de estabilizar o ecossistema, mas também de fortalecer a comunidade – uma boa habilidade que é mais necessária do que nunca nos dias de hoje.