Harz verão 2025: O caos climático está desacelerando enormemente o turismo!
O Harz verá um declínio no número de turismo em 2025 devido ao mau tempo, enquanto as reservas de curto prazo aumentarão.

Harz verão 2025: O caos climático está desacelerando enormemente o turismo!
O Harz, um destino popular para turistas de toda a Alemanha, está sentindo os efeitos do mau tempo este ano. Alto news38.de o número de turistas está diminuindo acentuadamente. Embora a região seja normalmente bem reservada na época alta, os números atuais de reservas mostram que muitos hotéis e restaurantes estão a sofrer com reservas moderadas. Rene Maksimcev, hoteleiro de Güntersberge e vice-presidente da Dehoga Saxony-Anhalt, relata que as reservas de curto prazo, em particular, estão a registar um aumento, enquanto as estadias de longo prazo de mais de cinco a sete noites tornaram-se raras. Uma análise às estatísticas de reservas mostra que os cancelamentos relacionados com as condições meteorológicas aumentaram em comparação com o ano anterior, o que está a colocar uma pressão adicional sobre as empresas afetadas.
O que é particularmente notável é que atualmente existem numerosos quartos gratuitos em locais que normalmente ficam lotados na alta temporada. Uma das razões para isto é o declínio do poder de compra dos hóspedes, pelo que muitos turistas recorrem cada vez mais a reservas de curta duração. A tendência para reservas através de portais online que oferecem cancelamentos flexíveis está a aumentar. Este é um desafio para a indústria, que já se debate com o aumento dos custos e a escassez de trabalhadores qualificados. Apesar de toda esta adversidade, Maksimcev continua otimista. Ele não vê o clima como o maior problema e enfatiza a atratividade do Harz para os turistas ativos.
Diminuição das dormidas
A região do Harz registou uma diminuição no número de dormidas em 2024 face ao ano anterior. Segundo a Associação de Turismo de Harz, registaram-se cerca de 8 milhões de dormidas, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 1,3%. A diretora-geral da associação, Carola Schmidt, vê o clima como a principal razão para este declínio, mas está globalmente satisfeita com os números. Embora mais de 3.000 camas tenham desaparecido na região nos últimos cinco anos, ela enfatiza que o turismo no Harz demonstrou resiliência à crise, relata radiosaw.de.
Andreas Meling, diretor administrativo da Wernigerode Tourismus GmbH, faz uma observação interessante. Ele ressalta que a queda no número de leitos está relacionada principalmente ao registro das estatísticas, já que são consideradas apenas as empresas com 11 leitos ou mais. Pequenos hotéis, pensões e alojamentos de férias que não estão incluídos nas estatísticas continuam a crescer e a contribuir para o número de hóspedes.
Dados do enquadramento económico
Para compreender melhor a situação no Harz, vale a pena olhar para o sector do turismo alemão como um todo. Isso contribui com quase nove por cento para o produto interno bruto statista.com relatado. Em 2023, os viajantes internacionais geraram receitas de 37,4 mil milhões de dólares, enquanto os próprios alemães gastaram cerca de 112 mil milhões de dólares em viagens de férias. Apesar dos desafios que o mercado apresenta, como vendas recordes para operadores turísticos e níveis de emprego na indústria hoteleira que só foram reabilitados em 2020 e 2021, a popularidade da região de Harz permanece inalterada. A Baviera está no topo da lista dos estados federais mais populares para os turistas, seguida pela Renânia do Norte-Vestfália e Baden-Württemberg.
A situação no Harz pode ser desafiadora, mas a esperança de uma recuperação positiva permanece entre os hoteleiros e os hóspedes. Com sua natureza distinta e diversas opções de atividades, o Harz é um destino turístico atraente - especialmente para quem procura paz e relaxamento no meio da natureza.