Lince Rikki” está aqui! Símbolo de proteção de espécies chegou ao Harz
O lince Rikki chegou ao Parque Nacional Harz após um exigente transporte vindo da Ucrânia, num sinal de proteção da espécie.

Lince Rikki” está aqui! Símbolo de proteção de espécies chegou ao Harz
Há motivos para estar feliz no Parque Nacional Harz: com o lince “Rikki”, um novo residente enriqueceu a área de Rabenklippe. A chegada do tímido felino é comemorada como um pequeno sucesso na conservação da espécie porque vem da Ucrânia e foi trazido para a Alemanha através de um transporte complexo. Os responsáveis pelo projeto Harz Lynx estão aliviados por tudo ter corrido bem.
Rikki completou uma quarentena de 30 dias na Estação de Conservação de Espécies e Vida Selvagem de Sachsenhagen, onde sua saúde foi minuciosamente verificada. O diretor do parque nacional, Dr. Roland Pietsch, e Ole Anders, o supervisor do projeto, estiveram pessoalmente presentes para garantir que o lince chegasse em segurança à sua nova casa. “O transporte foi um verdadeiro desafio, mas estamos satisfeitos por tudo ter corrido bem”, afirma Ole Anders.
Um transporte complexo
Chegar lá não foi nada fácil. Rikki foi resgatado após uma viagem de três dias de Kyiv, via Polônia. O transporte foi organizado por uma empresa holandesa especializada e bem equipada para operações tão delicadas. “Devido aos atuais desenvolvimentos geopolíticos na Ucrânia, o transporte aéreo não foi possível”, afirma Ole Anders, explicando as dificuldades da organização. “O transporte terrestre exigia várias licenças e inspeções veterinárias.”
As autoridades competentes na Alemanha estavam prontas para encontrar soluções caso surgissem problemas durante o transporte. Havia numerosos obstáculos burocráticos a superar, desde as condições de exportação até dificuldades linguísticas nas fronteiras. “Tivemos horas de comunicação tentando garantir que tudo corresse bem”, continuou Anders.
Esperança para descendentes
Após sua chegada, Rikki agora vive no grande recinto externo do parque nacional, onde tem espaço suficiente para caçar e se reproduzir. O planeamento da emocionante fase preparatória do lince já está em curso, à medida que a época de acasalamento se aproxima. “Esperamos ter descendentes de linces em maio ou junho de 2026”, diz o Dr. Pietsch, que está otimista e vê isso como mais um passo para estabilizar a população de linces na Alemanha.
A chegada de Rikki é vista como um sinal visível da importância da proteção das espécies e da responsabilidade que temos para com as espécies ameaçadas. “É importante para nós não só proteger o mundo animal com o projecto do lince, mas também aumentar a consciência das pessoas sobre estes animais maravilhosos”, conclui Anders pensativamente.
A chegada do lince Rikki irá certamente inspirar muitos amantes da natureza e conservacionistas a fazerem mais para proteger a natureza e os seus habitantes. Um capítulo emocionante para o Parque Nacional Harz começou!
Você pode encontrar mais informações sobre a viagem de Rikki e o Parque Nacional Harz em Notícias 38 e Parque Nacional Harz.