RE1 entre Magdeburg e Berlim: trens de hora em hora a partir de novembro!
A partir de 17 de novembro de 2023, haverá novamente conexões RE1 de hora em hora entre Magdeburg e Berlim para Stellwerksbrand.

RE1 entre Magdeburg e Berlim: trens de hora em hora a partir de novembro!
A restauração da ligação ferroviária entre Magdeburgo e Berlim está a ganhar impulso. A partir de 17 de novembro de 2023, os passageiros poderão usar novamente o RE 1 a cada hora, após a rota ter sido temporariamente restrita após o devastador incêndio na caixa de sinalização em Gerwisch. Alto Rail.de Serão três comboios de passageiros e de mercadorias por hora, o que corresponde a cerca de 80 por cento do tráfego antes do incêndio de 23 de setembro de 2023.
A Deutsche Bahn (DB) anunciou que uma fase de aceleração começará hoje, 6 de novembro de 2023. Trens ocasionais conectarão Magdeburg e Berlim enquanto os trabalhos na infraestrutura técnica continuam. A empresa sublinhou que está a trabalhar na criação de requisitos técnicos para uma utilização mais frequente do troço entre Biederitz e Möser. O tráfego de trens será ainda mais otimizado até o final da semana Ferrovia alemã relatado.
Detalhes da conexão ferroviária
Apesar da evolução positiva, ainda existem restrições à circulação ferroviária. A RB 40 entre Braunschweig e Burg ainda termina em Biederitz, e um serviço ferroviário substituto entre Biederitz e Burg permanece em vigor. Além disso, o RE 1 não atenderá todas as paradas habituais, o que aumenta o tempo de viagem. O tráfego de longa distância também continuará a ser redirecionado e os passageiros terão de contar com autocarros de substituição e desvios, o que pode dificultar o planeamento das viagens.
A caixa de sinalização em Gerwisch, que pegou fogo em 23 de setembro, será substituída por uma nova caixa de sinalização eletrônica. O DB estima que a construção levará até 12 meses. Até que esteja totalmente operacional, os viajantes terão de se adaptar à situação atual e ser pacientes. Já está a ser iniciado um novo conceito de transporte para a alteração de horário no dia 14 de dezembro, estando prevista a alteração para viagens de duas horas para o RE 1.
Melhorias a longo prazo à vista
Se olharmos para além dos acontecimentos atuais, podemos ver o desafio contínuo que existe na rede ferroviária alemã. Alto Estatista O atraso no investimento no transporte ferroviário é significativo. As alterações climáticas aumentaram a importância de meios de transporte ecológicos, como os comboios. O governo federal está a tentar promover a infra-estrutura ferroviária através da adopção de medidas como a redução do IVA no transporte ferroviário de longa distância e o aumento dos investimentos no transporte ferroviário.
Os passageiros e passageiros podem, portanto, esperar melhorias que vão além da actual mudança de horário. No entanto, os primeiros progressos podem ser esperados a partir de 17 de novembro, quando os trens voltarão a circular cada vez mais entre Magdeburg e Berlim.