Escape secreta do padre Betterov da RDA - uma história familiar

Escape secreta do padre Betterov da RDA - uma história familiar

Em 17 de julho de 1989, o padre BEDE BEDEVENTEU AMAU UM BRAVE PASSO que abalou sua família e vila inteira. Em uma noite tranquila, enquanto o resto da vila dormia, ele deixou abruptamente a RDA. Um plano arriscado, porque o risco de prisão pela RDA limitou a polícia pairou sobre ele como uma espada de Damocles. Se sua família já adivinhou a coragem escondida nela?

Sua esposa foi informada sobre o plano de fuga, pronto para enfrentar a ameaça de represálias estatais. Apenas um dia depois, em 18 de julho de 1989, houve uma visita policial sem aviso prévio aos melhores. Os vizinhos os observaram, parcialmente curiosos, em parte. A mãe de Betterov foi até alvo de binóculos. As suposições sobre a fuga foram registradas por escrito, enquanto a vida da família mudou rapidamente. As consequências deste evento ainda são difíceis nos ombros dos melhores.

Um verão de mudança

A fuga de Betterov não foi um caso isolado, mas parte de um grande movimento no verão de 1989. Sob a pressão política causada pelas reformas Michail Gorbachev na União Soviética, o desejo de mudanças também cresceu na RDA. Gorbachev, em 11 de março de 1985 como secretário geral do KPDSU no cargo, lançou Glasnost e Perestroika. Essas reformas permitiram mais abertura e liberdade e quebraram com a repressiva doutrina de Brezhnew, que apenas deixou a autonomia limitada dos países do bloco oriental. Na própria RDA, no entanto, o governo de Erich Honecker permaneceu em grande parte que não quer reformar.

O ressentimento ficou mais alto nas ruas da RDA. Até o final de 1988, cerca de 110.000 cidadãos fizeram pedidos de partida, um sinal de que as pessoas desejavam liberdade. O abandono ilegal da RDA é punível desde a década de 1950, mas mais de 50.000 tentativas de escapar terminaram com sucesso no verão de 1989, quando alguns fugiram da Hungria depois que as cercas de arame farpado foram cortadas. O desejo por uma vida melhor se espalhou e isso no coração das pessoas e nos rostos do poder do Estado repressivo.

Um ano fatídico

O verão de 1989 foi caracterizado por uma incrível onda de migração e protestos maciços. Essa tendência culminou em um piquenique paneropeu em 19 de agosto, onde muitos cidadãos da RDA encontraram a oportunidade de fugir da fronteira húngara. Protestos em cidades como Leipzig, especialmente as manifestações de segunda -feira, atraíram dezenas de milhares de pessoas. Em 9 de outubro de 1989, já havia mais de 70.000 que ocorreram nas ruas por liberdade e mudanças.

Os eventos em torno da fuga do Padre Betterov e o aumento das ondas de saída nos ensinam que não se trata apenas de destinos individuais, mas que eles faziam parte de um sonho coletivo da liberdade e de uma vida melhor. Esse movimento finalmente levou à revolução pacífica na RDA e mudou a paisagem da Europa para sempre.

Details
OrtMagdeburg, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)