Aumento do salário mínimo: 164.000 empregos afetados na Saxônia-Anhalt!
O aumento previsto do salário mínimo na Saxónia-Anhalt afecta 20% dos empregos, sendo particularmente afectados as mulheres e os trabalhadores a tempo parcial.

Aumento do salário mínimo: 164.000 empregos afetados na Saxônia-Anhalt!
O próximo aumento do salário mínimo legal na Alemanha também terá um impacto notável na Saxónia-Anhalt. A partir de Janeiro de 2026, o salário mínimo aumentará para 13,90 euros por hora, e isto é particularmente perceptível na Saxónia-Anhalt. Quase 164 mil empregos, o que corresponde a cerca de 20% do total de 832 mil empregos sujeitos a contribuições para a segurança social no país, são afetados. Tem esses números Espectro de salão publicado.
O que isso significa especificamente para os funcionários? A proporção de empregos afetados pelo aumento permanece quase constante em comparação com o aumento do salário mínimo em outubro de 2022, quando cerca de 159 mil trabalhadores foram afetados. A diferença também pode ser observada no facto de a massa salarial média na Saxónia-Anhalt para os cargos afetados aumentar cerca de 13 milhões de euros, de cerca de 218 milhões de euros para 231 milhões de euros.
Taxa salarial alta e baixa
A Saxônia-Anhalt é uma das regiões com a maior proporção de empregos de baixos salários na Alemanha. Mais de um terço dos trabalhadores aqui ganham menos de 15 euros por hora. A partir de uma avaliação do Serviço Federal de Estatística, criado a pedido da Esquerda e por Tempo publicado, verifica-se que tanto homens como mulheres na Saxónia-Anhalt são afectados por este problema: 31% dos homens e 22,7% das mulheres recebem menos do que o montante mencionado.
O setor de baixos salários é particularmente forte na indústria hoteleira: aqui, quase 74,3% dos trabalhadores ganham menos de 15 euros por hora. Os números também são alarmantemente elevados noutros setores, como o retalho e a saúde.
Perspectiva cautelosa
A taxa de impacto do novo aumento do salário mínimo é mais elevada no sector dos serviços, de 21%, do que no sector da indústria transformadora, onde é de 14%. O MDR relata que até 30% dos empregos serão afetados nas empresas que não estão vinculadas por convenções coletivas, e apenas cerca de 10% naquelas que estão vinculadas por convenções coletivas. A situação poderá piorar ainda mais no futuro: a partir de Janeiro de 2027, o salário mínimo deverá aumentar para 14,60 euros, o que provavelmente afectaria 26% dos empregos na Saxónia-Anhalt.
Politicamente, a discussão sobre o aumento do salário mínimo está a todo vapor. Os representantes da esquerda pedem mesmo um salário mínimo de 15 euros, a fim de melhorar de forma sustentável os rendimentos dos trabalhadores. Monika Hohmann, vice-líder da esquerda na Saxónia-Anhalt, enfatizou a necessidade de aumentar os salários.
Em conclusão, pode dizer-se que a Saxónia-Anhalt regista progressos graduais através do aumento do salário mínimo, mas uma grande proporção dos funcionários do Estado permanece presa abaixo dos limites salariais baixos. É necessária pressão política e social para melhorar de forma sustentável a situação dos trabalhadores com baixos rendimentos.